Entenda se Brasil vai ver explosão solar com risco para rede elétrica e internet com alerta para tempestade geomagnética G4

Ser humano vai ser poupado de efeitos magnéticos, o que não pode ocorrer com rede elétrica

Postado em: 10-05-2024 às 14h08
Por: Yago Sales
Imagem Ilustrando a Notícia: Entenda se Brasil vai ver explosão solar com risco para rede elétrica e internet com alerta para tempestade geomagnética G4
Ser humano vai ser poupado de efeitos magnéticos, o que não pode ocorrer com rede elétrica

Um fenômeno excepcional está prestes a acontecer e especialistas já emitem alertas para entre sexta-feira (9) e domingo (12): cinco erupções solares. O Brasil não deverá ver a tempestade.

Especialistas afirmam que algo assim não teve risco de ocorrer há pelo menos 19 anos, quando, em 2005, o Centro de Previsão do Clima Espacial dos EUA avisou que o mundo sofreria com uma tempestade geomagnética G4, ou seja, o número 2 no ranking de cinco níveis de acordo com múltiplas ondas de energia solar

Para o Centro Americano, que disse, em nota, a “Ocorrência nesse nível são muito raras”. E, ainda, durante a explicação, afirmaram que, ao mesmo tempo dessas erupções, partículas energéticas são enviadas em velocidade bem parecidas com à da luz com risco de radiação.

Continua após a publicidade

Ainda de acordo com dados dos serviços de monitoramento, as erupções liberam ainda as ejeções de massa coronal (CME, em inglês). Elas são chamadas, conforme divulgado, ainda, pelo jornal Folha de São Paulo, como “nuvens de plasma, que viajam por mais tempo no espaço, têm campo magnético intenso e, quando interagem com o campo magnético da Terra, provocam as tempestades geomagnéticas”.

Para os pesquisadores, as pessoas vão estar bem protegidas pelo campo magnético da Terra. “Mas redes elétricas despreparadas podem ser interrompidas, dutos, carregados com corrente, e espaçonaves, desviadas de curso”.

Dados afirmam que um fenômeno deste ocorreu em 2003, quando o mundo sofreu o impacto e efeitos de uma dessas tempestades, chamada de G5, o que é considerada a pior naquele ranking citado anteriormente. Ocorreu em 2003, causando quedas de energia na Suécia e danificando transformadores na África do Sul.

Ainda de acordo com informações, o fenômeno vai poder ser visto na Ásia, Europa e América do Norte. A Inglaterra toda verá o fenômeno.

Veja Também