Quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Confira as fotos do mundo microscópico premiadas pelo concurso Nikon Small World

O concurso premia imagens que revelam o lado artístico da ciência

Postado em: 23-10-2023 às 14h39
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: Confira as fotos do mundo microscópico premiadas pelo concurso Nikon Small World
Imagem microscópica de uma aranha caranguejeira | Foto: Sébastien Malo

Da óptica do nervo de um roedor e das presas venenosas de uma pequena tarântula a pelos autofluorescentes em uma folha, as imagens vencedoras do concurso de microfotografia Nikon Small World são obras de arte luminosamente coloridas que revelam o lado artístico da ciência.

A 49ª edição conta com fotos que retratam as belezas de um mundo que só conseguimos ver com o auxílio de um microscópio. As imagens foram julgadas por sua arte e técnica científica. Os vencedores foram selecionados entre 1.900 inscrições de 72 países e uma ampla variedade de disciplinas científicas.

O primeiro lugar foi concedido para Hassanain Qambari, com assistência de Jayden Dickson do Lions Eye Institute, um centro de cuidados oftalmológicos e pesquisa científica, por sua imagem vívida da cabeça de um nervo óptico de um roedor mostrando astrócitos (amarelo), proteínas contráteis (vermelho) e vasculatura retiniana (verde). A imagem colorida é uma importante contribuição para o estudo e reversão da retinopatia diabética, que afeta uma em cada cinco pessoas com diabetes no mundo.

Continua após a publicidade

Foto vencedora do concurso Nikon Samall Worls | Foto: Hassanain Qambari e Jayden Dickson

“A competição não apenas celebra o trabalho árduo e a paixão dos participantes, mas também pode atrair e inspirar jovens cientistas a seguir uma carreira nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Certamente me inspirou”, disse Qambari.

A seguir, confira outros destaques do prêmio de microfotografia:

Veja Também