Filme ‘Poltergeist’ Revela curiosidade perturbadora: a atriz JoBeth Williams contracenou com esqueletos reais

A revelação veio após um encontro da atriz com um colega da equipe de efeitos especiais

Postado em: 21-03-2024 às 12h33
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: Filme ‘Poltergeist’ Revela curiosidade perturbadora: a atriz JoBeth Williams contracenou com esqueletos reais
Filme 'Poltergeist' Revela curiosidade perturbadora: a atriz JoBeth Williams contracenou com esqueletos reais | Foto: Reprodução / MGM/UA Entertainment Co.

Desde seu lançamento em 1982, o filme ‘Poltergeist’ tem sido considerado um dos mais célebres e icônicos do gênero do terror. Dirigido por Tobe Hooper e produzido por Steven Spielberg, o filme narra a história de uma família da Califórnia atormentada por eventos sobrenaturais, incluindo o desaparecimento de sua filha mais nova, após espíritos começarem a se comunicar através de uma televisão. Porém, uma curiosidade perturbadora sobre as filmagens veio à tona recentemente.

Uma das cenas mais marcantes do filme envolve a atriz JoBeth Williams, que interpretou o papel de Diane Freeling, mãe da família. Durante uma sequência em que sua personagem tenta escapar da casa durante uma forte chuva e acaba caindo em uma piscina escavada, Williams teve que lidar com uma experiência extremamente realista e perturbadora.

Na cena, a personagem de Williams se vê cercada por esqueletos emergindo da água lamacenta da piscina, uma representação dos corpos dos mortos que foram enterrados no terreno onde a casa foi construída. No entanto, o que a atriz não sabia na época é que esses esqueletos eram reais.

Continua após a publicidade

De acordo com relatos da Vanity Fair e Collider, Williams só descobriu anos depois do lançamento do filme que os esqueletos usados na cena não eram feitos de plástico ou borracha, como ela havia presumido, mas eram realmente restos humanos autênticos. A revelação veio após um encontro com um colega da equipe de efeitos especiais.

Em uma entrevista ao TV Land: Myths & Legends em 2008, Williams compartilhou sua reação ao descobrir a verdade sobre os esqueletos: “Na minha inocência e ingenuidade, presumi que não eram esqueletos reais […] Eu descobri – assim como toda a equipe – que eles estavam usando esqueletos reais, porque é muito caro fazer esqueletos falsos de borracha. E acho que todo mundo ficou realmente assustado com a ideia disso”.

Essa revelação lançou uma nova luz sobre as filmagens de ‘Poltergeist’ e gerou discussões sobre as práticas de produção do filme na época. Apesar da perturbadora descoberta, ‘Poltergeist’ continua sendo um marco no cinema de terror, deixando seu legado indelével no gênero e garantindo um lugar eterno para Hooper, Spielberg e todo o elenco e equipe no hall da fama do terror.

Veja Também