Segunda-feira, 15 de abril de 2024

Tecnologia de clonagem de voz humana divulgada pela OpenAI gera preocupações e expectativas

Com a possibilidade de criação de falas falsas sobre qualquer pessoa, principalmente figuras públicas, as sequelas são significativas

Postado em: 02-04-2024 às 14h38
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: Tecnologia de clonagem de voz humana divulgada pela OpenAI gera preocupações e expectativas
Tecnologia de clonagem de voz humana divulgada pela OpenAI gera preocupações e expectativas | Foto:

A OpenAI está no centro das atenções novamente com uma nova tecnologia que promete clonar vozes humanas de maneira impressionante. Desenvolvida por Sam Altman e sua equipe, essa inovação tem a capacidade de recriar a voz de uma pessoa de forma totalmente natural, com base em uma gravação de apenas 15 segundos.

Embora a esperança desse avanço tecnológico seja fascinante, a startup reconheceu os riscos que essa ferramenta pode causar, principalmente em um ano eleitoral nos Estados Unidos. Com a possibilidade de criação de falas falsas sobre qualquer pessoa, principalmente figuras públicas, as sequelas são significativas. Diante desse cenário, a novidade ainda não está disponível ao público.

Infelizmente, a história já nos mostrou um pouco do potencial negativo dessa tecnologia. No início deste ano, uma voz falsa imitando o presidente Biden foi utilizada na tentativa de enganar eleitores, pedindo que eles não fossem votar nas pré-eleições.

Continua após a publicidade

Apesar das preocupações levantadas, a própria OpenAI afirmou estar ciente dos perigos e está adotando uma abordagem cautelosa em relação à aplicação dessa tecnologia. Eles enfatizam que a criação deve ser direcionada para finalidades construtivas, como auxiliar na leitura para crianças, na tradução de idiomas e na restauração da voz de pacientes com câncer.

A expectativa em torno dessa tecnologia é alta, mas as questões éticas e de segurança precisam ser cuidadosamente consideradas e abordadas antes que ela seja amplamente disponibilizada. Afinal, o potencial para o bem é imenso, mas os riscos são igualmente significativos.

Veja Também