Amazon One: aplicativo para realizar pagamentos com a palma da mão

A ferramenta utiliza inteligência artificial generativa para traçar padrões e identificar características anatômicas, que posteriormente serão transformadas em uma “representação vetorial numérica única”.

Postado em: 08-04-2024 às 12h20
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: Amazon One: aplicativo para realizar pagamentos com a palma da mão
Amazon One: aplicativo para realizar pagamentos com a palma da mão | Foto: Amazon One

Imagine o seguinte: você sai de casa para fazer algumas comprinhas rápidas. Chega no comércio, encontra o que precisava e já segue em direção ao caixa para fazer o pagamento. Na fila você se toca de uma coisa importante: saiu sem a carteira ou celular para pagar com o PIX.

Uma situação constrangedora não é mesmo? Bom, a Amazon deu um jeitinho de acabar com situações desse tipo: um aplicativo que escaneia a palma da mão para ajudar na hora do pagamento.

Como funciona?

Primeiramente, é preciso baixa o aplicativo, que está disponível para android (Google Play Store) e iOS (App Store). Com o app baixado, você faz o login da sua conta utilizada na Amazon, faz uma foto da(s) palma(s) e escolha a forma de pagamento.

Continua após a publicidade

A ferramenta utiliza inteligência artificial generativa para traçar padrões e identificar características anatômicas, que posteriormente serão transformadas em uma “representação vetorial numérica única”.

Após realizar o processo de cadastro da informação biométrica no app, os dados ficarão vinculados a uma conta de usuário.

Veja como funciona o serviço do Amazon One:

Liberado apenas nos EUA

Infelizmente, esse modo de pagamento ainda não chegou no Brasil. Ele está disponível apenas em lojas físicas da Amazon, na rede Whole Foods Market, e em locais como estádios, aeroportos, academias e outros tipos de lojas dos Estados Unidos.

O pagamento com a palma da mão começou em 2020, mas o processo registrar a palma era muito demorado e burocrático. Até a última semana de março, era preciso ir até uma unidade física do projeto Amazon One para fazer a coleta dos dados pessoais.

Em comunicado, a Amazon garantiu que todas as informações coletadas dos usuários do serviço são criptografadas, e ficam armazenadas em um domínio seguro do Amazon Web Services. A empresa também afirmou que restringe o download de imagens armazenadas no app e tem camadas adicionais de proteção para os usuários.

Veja Também