Descubra os benefícios do pequi para a sua saúde

"É pra acabar com o pequi do Goiás..."

Postado em: 11-04-2024 às 16h37
Por: Eduarda Leão
Imagem Ilustrando a Notícia: Descubra os benefícios do pequi para a sua saúde
| Foto: Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário / Divulgação

O pequi é um ícone da culinária nacional que está presente diariamente no prato de vários brasileiros. O fruto é amado por muitos e odiado por alguns, mas o que não dá para negar é que ele é excelente como fonte nutricional para o corpo humano.

Ele possui uma casca verde-escura e por dentro tem uma polpa comestível que é macia e amarela. Mas cuidado: Essa polpa reveste um caroço cheio de espinhos, que é muito perigoso caso o fruto não seja roído corretamente.

O pequi geralmente é consumido cozido, podendo ser puro ou em receitas como conservas, sorvetes, risotos ou misturados no arroz e frango. Além disso, é possível utilizar óleo do fruto em até mesmo na produção de cosméticos

Continua após a publicidade

O fruto amarelado com o sabor inigualável que é capaz de gerar polêmica entre os que experimentam tem diversos benefícios para a saúde que podem te deixar boquiaberto, confira a seguir.

Protege a saúde ocular

O pequi é uma excelente fonte de vitamina para garantir uma boa visão. Devido ao volume de carotenoides presente no fruto, a quantidade de vitamina A e antioxidantes evitam a degeneração macular e a catarata.

Previne o câncer

Uma pesquisa feita pelo Laboratório de Genética do Instituto de Ciências Biológicas (IB) da Universidade de Brasília (UnB) concluiu que o Pequi pode ser indicado como eficiente redutor da ação dos radicais livres. Sendo assim, possível prevenir vários tipos de câncer ao ser adicionado na alimentação de forma moderada.

Combate a prisão de ventre

O pequi é rico em fibras insolúveis que é capaz de melhorar o trânsito intestinal. Uma vez que, aumenta o volume das fezes, absorve melhor a água e estimula os movimentos peristálticos, fazendo com que a evacuação seja facilitada.

Previne envelhecimento precoce

O alimento tem efeito antioxidante, já que é rico em betacarotenos e flavonoides. Dessa forma, o pequi auxilia na proteção de raios solares, combate radicais livres e evita a flacidez na pele.

Regula pressão arterial

O fruto típico do Cerrado brasileiro possui antioxidantes e ácidos graxos em sua polpa. Os nutrientes presentes no óleo da polpa do pequi pode ser capaz de relaxar vasos sanguíneos

Melhora a saúde cardiovascular

O óleo extraído do pequi possui uma boa concentração de ômega 9, que pode ajudar a combater o colesterol “ruim” (LDL) no sangue.

Fortifica o sistema imunológico

Você sabia que o pequi tem mais vitamina C do que a laranja? Pois é, a quantidade do nutriente presente no pequi é excelente. Tal vitamina, é capaz de aumentar a imunidade e aliviar os sintomas de resfriados.

Veja Também