Conheça a lenda folclórica que amedronta muitos goianos por aí

Diz a lenda que o Negro d'Água mora nas profundezas dos rios de Goiás.

Postado em: 15-04-2024 às 13h50
Por: Eduarda Leão
Imagem Ilustrando a Notícia: Conheça a lenda folclórica que amedronta muitos goianos por aí
| Foto: Sacizal dos Pererês

Negro d’água

A história do Negro d’água é muito conhecida em boa parte do Brasil e faz parte do folclore da cultura popular. O conto costuma ser falado durante as caminhadas nos arredores dos rios no Centro-Oeste, Sudeste, Nordeste e Sul do país.

Conforme a história que vem sendo transmitida de geração em geração até os dias atuais, a criatura que mora nas profundezas dos rios possui características físicas de réptil e ao mesmo tempo de ser humano. Uma vez que, a aparência é de um homem preto, careca, alto e forte. Mas possui orelhas pontudas, um corpo cheio de escamas, garras afiadas e uma membrana entre os dedos dos pés e das mãos, assim como um sapo.

Segundo a lenda, o Negro D’Água é um protetor das águas e do meio ambiente que curte pregar peças e assustar crianças, pescadores e moradores da região. A gargalhada da criatura é alta e estridente e causa medo em qualquer um que a escute por aí.

Continua após a publicidade

O ser híbrido metade humano metade anfíbio, teria o costume de derrubar canoa dos pescadores, destruir linhas e anzóis, espantar os peixes e furar redes de pesca. Realmente, a brincadeira que ele mais gosta é irritar os seres humanos.

E olha só, alguns moradores ribeirinhos dizem que já se depararam com o Negro d’Água tomando sol na beira do rio. Além disso, ainda existem pescadores que levam cachaça como oferenda para que a criatura não os cause problemas e há quem possui o costume de pedir licença ao Negro d’Água antes de entrar na água.

Veja Também