Entenda por que os gatos “amassam pãozinho”

Alerta de fofura!

Postado em: 16-04-2024 às 15h26
Por: Eduarda Leão
Imagem Ilustrando a Notícia: Entenda por que os gatos “amassam pãozinho”
| Foto: Getty Images

Os donos de gatinho certamente já viram o seu bichinho fazendo um movimento parecido com estar “amassando pãozinho”, trata-se de um ato muito comum entre os felinos.

Acontece quando o animal coloca as patas dianteiras em algum local e aperta a região com os dedos, como se estivessem massageando o local. Pode ser em uma superfície ou até mesmo em alguma uma parte do corpo de um ser humano.

O hábito inicia ainda quando são recém-nascidos, na fase de amamentação. O ato de “amassar pãozinho” estimula a liberação do leite da mãe, por meio da ocitocina que é liberada.

Continua após a publicidade

Além disso, o movimento pode ser entendido uma forma de comunicação entre o gatinho e a mãe. Já que o bichano possui glândulas odoríficas nas patinhas e quando realiza o ato, as glândulas exalam feromônios que estão associados à conexão, identificação e segurança.

Depois de crescidos, os gatinhos podem continuar “amassando pãozinho” por aí, devido ao fato que os auxiliam a se comunicar.

Quando o gatinho estiver fazendo isso no seu colo, fique feliz! Saiba que é uma forma de dizer “estamos juntos”, “te amo” ou “confio em você”, muito fofo não é mesmo? No geral, amassar costuma indicar que o felino está confortável.

Mas fique em alerta caso o seu gato esteja repetindo esse comportamento com muita frequência ou de maneira agressiva, pois pode ser um transtorno compulsivo que indica estresse ou dores. A recomendação nesses casos é de levar em um veterinário para avaliar.

Veja Também