Bonner no Rio Grande do Sul: 5 vezes em que o Jornal Nacional foi apresentado fora da bancada no Rio

Willian Bonner, âncora do Jornal Nacional, em cobertura da morte do Papa João Paulo II.

Postado em: 06-05-2024 às 16h25
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Bonner no Rio Grande do Sul: 5 vezes em que o Jornal Nacional foi apresentado fora da bancada no Rio
Willian Bonner, âncora do Jornal Nacional, em cobertura da morte do Papa João Paulo II. | Foto: Reprodução/ Rede Globo

Em decorrência da tragédia que ocorre devido às fortes chuvas no Rio Grande do Sul, o apresentador e editor-chefe do Jornal Nacional, Willian Bonner, irá apresentar a edição desta segunda do telejornal diretamente do sul do país. Com isso, a equipe espera estar mais próxima do cenário da catástrofe ambiental que assola o estado.

Essa vai ser a primeira vez em 8 anos em que o jornal será exibido fora da bancada. Entretanto, ao longo dos anos, o protocolo de apresentação diretamente do estúdio já foi quebrado algumas vezes. Confira abaixo a lista com 5 vezes em que o âncora do telejornal de maior audiência no Brasil teve outros cenários de fundo:

Vitória de Barack Obama

    Para cobrir o resultado das eleições presidenciais estadunidenses, em novembro de 2008, Willian Bonner viajou até Washington e, com a casa branca  como cenário ao fundo, anunciou que Barack Obama tinha se tornado o primeiro presidente negro eleito no país. 

    Continua após a publicidade

    Durante a chamada de abertura, a âncora do JN, Fátima Bernardes, disse destacou que  “existem dias que o jornalista registra fatos que no futuro serão contados nos livros e serão guardados por gerações. Nestes dias, o que o jornalismo faz é escrever a história”. Ela ainda afirmou que a apresentação do telejornal feita diretamente da capital dos Estados Unidos seria um capítulo da história. 

    Durante a edição, foi mostrada como foi a repercussão da vitória de Obama nos Eua, Brasil e ao redor do mundo. Veja:

    Globo TV Brazil – Barack Obama Wins USA Election 2008

    Ataques PCC 2006

    Em um gesto de solidariedade à população de São Paulo, que estava aflita com as ações das facções criminosas dentro e fora dos presídios, em maio de 2006, Willian Bonner utilizou a cidade como cenário para a edição que foi ao ar no dia 15 deste mesmo mês. Confira:

    Incêndio na Boate Kiss

    Essa não é a primeira vez em que o Rio Grande do Sul foi cenário do Jornal Nacional. Quando mais de 150 jovens, em sua maioria universitários, perderam suas vidas em um incêndio dentro da Boate Kiss, em Santa Maria, o telejornal foi apresentado diretamente da cidade, em frente a fachada do local.

    Além de Bonner, a edição também foi ancorada por Renata Vasconcellos, que estava à frente da bancada dentro do estúdio. Com essa cobertura, o telejornal foi indicado ao Emmy Internacional em 2014, na categoria “Notícia”. Confira a edição completa:

    INCÊNDIO NA BOATE KISS – Íntegra do Jornal Nacional, Globo (28/01/2013) 

    Massacre em escola de Realengo

    No dia 7 de abril de 2011, Wellington Menezes de Oliveira, portando dois revólveres, atirou contra alunos de uma escola municipal do Rio de Janeiro, matando 12 estudantes, entre 12 e 14 anos. Neste dia, os três principais telejornais da Rede Globo foram apresentados diretamente da porta da escola, no bairro de Realengo.

    No telejornal noturno, dessa vez quem ficou com a responsabilidade de ancorar a edição fora dos estudos Globo foi a apresentadora Fátima Bernardes. Confira:

    Assistir Memória Globo – Massacre em Realengo (2011) online | Globoplay 

    • Morte do Papa João Paulo II

    Em abril de 2005, por alguns dias, o Jornal Nacional teve como cenário de fundo a cidade de Roma. Isto porque uma equipe foi enviada até o local para cobrir a morte do Papa João Paulo II.Segundo Memória Globo, essa cobertura começou a ser planejada anos antes da morte do pontífice, ainda em 2003.

    Para dar a notícia aos telespectadores, Bonner se dirigiu até a Praça de São Pedro, acompanhado do repórter cinematográfico Sérgio Gilz. Quem acompanhou a edição, pôde ver ao vivo toda a comoção dos fieis diante da morte do Papa João Paulo II.  Confira:

    Assistir Memória Globo – Morte do Papa João Paulo II (2005) online | Globoplay

    Veja Também