5 clássicos da literatura que viraram filmes e séries

Os fãs de carteirinha de livros clássicos provavelmente irão amar essas adaptações.

Postado em: 24-05-2024 às 14h03
Por: Eduarda Leão
Imagem Ilustrando a Notícia: 5 clássicos da literatura que viraram filmes e séries
O grande Gatsby | Foto: Warner Bros

Os clássicos da literatura são obras envolventes e apaixonantes que todo leitor deveria ler ao menos uma vez na vida. Olha, uma boa história contada através da escrita é capaz de tirar o fôlego em cada folheada dada no livro. Mas que tal explorar ainda mais o universo cinematográfico e descobrir se o que já era bom pode melhorar?

Veja também: 11 livros clássicos que todo amante da literatura nacional deve ter em casa

Confira 5 livros clássicos que viraram filmes e séries:

Os miseráveis, de Victor Hugo

Um clássico da literatura mundial, esta obra é uma poderosa denúncia a todos os tipos de injustiça humana. Narra a emocionante história de Jean Valjean ― o homem que, por ter roubado um pão, é condenado a dezenove anos de prisão. Os miseráveis é um livro inquietantemente religioso e político, com uma das narrativas mais envolventes já criadas.

Continua após a publicidade

Confira o trailer do filme:

Onde assistir: Prime Vídeo e Apple TV

Orgulho e preconceito, de Jane Austen

Orgulho e Preconceito é um dos mais aclamados romances da escritora inglesa Jane Austen. Publicado em 1813, revela como era a sociedade da época, quando os relacionamentos se desenrolavam de maneira mais lenta e romântica, no ritmo das cartas levadas por mensageiros a cavalo. Nesse mundo, o sonho da Sra. Bennet era casar bem suas cinco filhas: Jane, Elizabeth, Mary, Kitty e Lydia.

Entre as irmãs, destaca-se Elizabeth, a Lizzy, que se depara com um turbilhão de sentimentos diante do orgulho e preconceito que mascaram a realidade. Trata-se de um clássico que, mesmo após duzentos anos desde a sua primeira publicação, continua a encantar milhões de leitores ao redor do mundo.

Confira o trailer do filme:

Onde assistir: Netflix e Prime Vídeo

Drácula, de Bram Stoker

Drácula , um clássico que ainda corre quente na veia de inúmeras gerações de leitores por todo o mundo e a mais celebrada narrativa de vampiros, continua a transcender fronteiras de tempo, espaço, história e memória.

Mais de 120 anos após sua primeira publicação, o romance epistolar mobiliza leitores e estudiosos, confirmando o vigor perene de uma árvore cujas sólidas raízes respondem pela vitalidade de suas ramificações. Embora o famoso conde não tenha sido o primeiro vampiro literário, certamente é o mais popular, sugado e adaptado para inúmeros universos: teatro, cinema, quadrinhos, séries e brinquedos, o semblante é reconhecido até mesmo por aqueles que nunca leram o romance. Ele está em todos os lugares.

A obra atemporal de Bram Stoker narra, por meio de fragmentos de cartas, diários e notícias de jornal, a história de humanos lutando para sobreviver às investidas do vampiro Drácula. O grupo formado por Jonathan Harker, Mina Harker, dr. Van Helsing e dr. Seward tenta impedir que a vil criatura se alimente de sangue humano na Londres da época vitoriana, no final do século XIX.

Um clássico absoluto do terror, Bram Stoker define em Drácula a forma como nós entendemos e pensamos os vampiros atualmente. Mais que isso, ele traz esse monstro para o centro do palco da cultura pop do nosso século e eterniza o vilão de modos refinados e comportamento sanguinário.

Assista o trailer a seguir:

Onde assistir: Netflix

O grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald

Nick Carraway se muda para uma casa simples ao lado da mansão de Jay Gatsby, um misterioso milionário, que promove constantemente eventos luxuosos em sua residência, regado por gim e ao som do jazz.

A vizinhança também é composta pelo rico Tom Buchanan, marido de Daisy, por quem Gatsby possui um amor incondicional. Carraway observa esse mundo extravagante, tão diferente, mas não distante, do seu, movido a riqueza e exuberância.

Confira o trailer do filme:

Onde assistir: Max e Apple TV

Alice no País das Maravilhas, de

Uma menina, um coelho e uma história capazes de fazer qualquer um de nós voltar a sonhar. Alice é despertada de um leve sono ao pé de uma árvore por um coelho peculiar. Uma criatura alva e falante com roupas engraçadas, que consulta seu relógio e reclama do próprio atraso. Curiosa como toda criança, Alice segue o animal até cair em um buraco sem fim que mudou para sempre a literatura infantil.

Mais de 150 anos depois, Alice no País das Maravilhas continua repleto de ensinamentos para aqueles que ousaram seguir o Coelho Branco até sua toca.

Confira o trailer do filme:

Onde assistir: Disney+ e Prime Vídeo

Veja Também