Saiba porque os camaleões mudam de cor

Esta capacidade impressionante tem motivo e ele pode te surpreender.

Postado em: 14-06-2024 às 14h14
Por: Eduarda Leão
Imagem Ilustrando a Notícia: Saiba porque os camaleões mudam de cor
Camaleão. | Foto: Shutterstock

Os camaleões são criaturas fascinantes que encantam o mundo com sua capacidade de mudar de cor. Saiba que tudo tem um motivo na natureza e que não é fácil trocar de cor várias vezes ao dia, porém só esses animais conseguem fazer isso. Mas qual é o segredo por trás dessa habilidade incrível?

Leia também: Kate Winslet diz que beijar DiCaprio em ‘Titanic’ foi um “pesadelo”
5 clássicos da literatura que viraram filmes e séries

Então, a resposta reside em células especializadas na pele dos camaleões, chamadas de cromatóforos. Os cromatóforos é uma verdadeira orquestra das cores! Bom, nada mais são do que são como pequenos organelos repletos de pigmentos. Dentro deles, encontramos três tipos principais:

  • Melaninóforos: Contém melanina, um pigmento marrom ou preto.
  • Xantoforos: Contém carotenoides, pigmentos amarelos, laranjas e vermelhos.
  • Iridóforos: Contém cristais de guanina, que refletem a luz e criam cores iridescentes, como azul, verde e violeta.

Os camaleões controlam a posição e a expansão dos cromatóforos através de um sistema complexo de músculos e nervos. Uma vez que, quando um camaleão precisa mudar de cor, ele envia sinais para esses músculos, que contraem ou relaxam, alterando a disposição dos cromatóforos na pele.

Motivos da mudança de cor

  • Camuflagem: É a principal função, permitindo que o camaleão se misture com o ambiente. Dessa forma, é possível ele passar ‘de fininho’ por predadores ou até mesmo atrair mais facilmente as presas.
  • Comunicação: Os camaleões usam as mudanças de cor para se comunicar entre si, sinalizando humor, status social ou intenção de acasalamento.
  • Regulação da temperatura: A mudança de cor pode ajudar o camaleão a regular sua temperatura corporal, absorvendo mais ou menos calor do sol.

Veja Também