Construção sustentável wood frame chega a Goiás como oportunidade

Tecnologia wood frame está presente em 80% das moradias dos EUA, Alemanha e Canadá e aqui no Brasil a Tecverde Engenharia possui a fábrica mais automatizada da América Latina e construiu o primeiro prédio em wood frame do país.

Postado em: 18-01-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Construção sustentável wood frame chega a Goiás como oportunidade
Tecnologia wood frame está presente em 80% das moradias dos EUA, Alemanha e Canadá e aqui no Brasil a Tecverde Engenharia possui a fábrica mais automatizada da América Latina e construiu o primeiro prédio em wood frame do país.

Imagine uma casa de 50 m² que pode ser montada em apenas duas horas, ou um prédio de quatro pavimentos erguido em apenas oito dias. Essa é a realidade do sistema construtivo industrializado que vem se espalhando pelo Brasil. Com a tecnologia “wood frame” – que tem como base estruturas em madeira – a  Tecverde Engenharia vem mudando a indústria da construção civil, tornando-a mais eficiente e, principalmente, mais sustentável.

Com investimentos recebidos de fundos internacionais, a empresa agora amplia sua operação para o Centro-Oeste brasileiro, já sendo consolidada no sul e sudeste do País. A Tecverde possui obras em parceria com grandes construtoras como MRV e Casa Alta em São Paulo, e construtoras locais como CRM Construções Civis no Paraná, no projeto do primeiro prédio em wood frame do Brasil, Simples Construções no Rio de Janeiro, entre outras. O objetivo agora é construir o primeiro condomínio de casas sustentáveis de Goiás, com parceiros locais.

Goiânia

Continua após a publicidade

De acordo com estudo do City Mayors, a capital Goiânia é a 5ª cidade do Brasil que mais deve crescer até 2020. Um dos motivos apontados para esse crescimento populacional é o número de migrantes, que no estado chega a 1,8 milhão. A economia de Goiás também mostra evolução e cresceu 10 vezes nos últimos 16 anos e, segundo dados do Governo do Estado, o Produto Interno Bruto cresceu entre 1999 e 2015 de R$ 17,4 bilhões para R$ 160 bilhões.

“Já nos reunimos com representantes de construtoras locais e entidades do setor da construção civil do estado que estão bastante interessadas no desenvolvimento imobiliário da região. A equipe de especialistas Tecverde estão visitando as cidades para fechar novos negócios, trazendo os benefícios da nossa tecnologia para empresas e futuros moradores de Goiás, promovendo novos empreendimentos em prazos mais ágeis. Temos mais de 80 mil metros quadrados construídos para o programa Minha Casa Minha Vida que, devido à agilidade do sistema industrializado, têm ajudado a reduzir o déficit habitacional do País e queremos isso também para Centro Oeste brasileiro, começando por Goiás”, comenta Cassiane Celli, diretora comercial da Tecverde. 

Sistema construtivo eficiente e premiado três vezes pela CBIC  

O sistema wood frame, amplamente adotado na América do Norte e na Europa e trazido ao Brasil pela Tecverde, quebra paradigmas da construção civil e oferece moradias com conforto, agilidade e economia superiores à forma convencional. A tecnologia permite que 70% do processo produtivo seja feito em fábrica, de onde os painéis saem montados já com toda a estrutura elétrica e hidráulica instalada, para então tomarem forma no espaço da obra, que já recebeu a fundação e preparação para montagem. Tudo isso emitindo 80% menos CO² e produzindo 85% menos resíduos, utilizando 90% menos água no processo que é 60% industrializado. Além disso, a casa proporciona um excelente desempenho térmico e acústico que resulta em economia de energia no bolso do morador.

A Tecverde adaptou esse sistema às necessidades brasileiras e implantou a primeira fábrica no país em 2010. Com a iniciativa, o Sistema Construtivo Tecverde foi premiado três vezes pela CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e internacionalmente pela ONU e Unesco por inovar e construir com sustentabilidade, e também por lançar o modelo de negócio que possibilita a parceria com outras construtoras, agilizando assim o processo de difusão desta tecnologia de moradias eficientes por todo o Brasil. Ao incorporador o empreendimento possui prazos reduzidos em até três vezes com o custo de 5% a 10% mais baixos.

O sistema da Tecverde é homologado na CEF e é disponibilizado em parceria com incorporadoras e construtoras, fornecendo matéria prima e mão de obra, entregando a estrutura da residência montada (paredes com as tubulações internas e a estrutura do telhado). Além disso, auxílio aos incorporadores e construtores nas fases de projetos e aprovações com documentações relacionadas ao sistema construtivo. Acompanhamento completo da equipe Tecverde, desde a concepção do projeto até a entrega da obra e garantias. 

 

 

Veja Também