Dia do Contador: Contadores se tornam ainda mais essenciais na Gestão Pública graças à evolução tecnológica

Profissionais do setor público conquistaram maior importância a partir do surgimento dos primeiros sistemas de contabilidade pública

Postado em: 22-09-2021 às 15h28
Por: Maria Paula Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Dia do Contador: Contadores se tornam ainda mais essenciais na Gestão Pública graças à evolução tecnológica
Profissionais do setor público conquistaram maior importância a partir do surgimento dos primeiros sistemas de contabilidade pública | Foto: Divulgação

Graças à evolução tecnológica, que possibilitou a criação de softwares para auxiliar contadores públicos e a atualização momentânea de informações contábeis, os contadores públicos estão se tornando cada vez mais essenciais para a tomada de decisões na gestão pública. O Dia do Contador é comemorado nesta quarta-feira (22/09) e a mudança no cenário se deve à “nova forma de se fazer contabilidade, associada à tecnologia”.

Um dos percursores na criação de programas, que servem para atender a gestão pública e facilitar o trabalho do contador público, foi o sócio fundador e presidente da Megasoft Informática, Daniel Martins. Anteriormente, o trabalho era feito manualmente e hoje, a partir do surgimento dos primeiros sistemas de Contabilidade Pública, o contador passou a integrar a tecnologia, desde o registro de atos contábeis até a prestação de contas juntamente aos órgãos fiscalizadores.

De acordo com o representante do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) no Estado do Tocantins, Sebastião Célio, essa modernização fez com que o trabalho do profissional de contabilidade exigisse uma atualização ainda maior. Entretanto, é preciso que ele atualize o conhecimento sobre contabilidade, norma de prestação de contas, normas da gestão pública, interpretação das legislações vigentes e, também, de um conhecimento de Tecnologia da Informação (TI), porque a tecnologia já faz parte do seu trabalho.

Continua após a publicidade

“De 35 anos que atuo na área contábil, sempre foi necessário a atualização do conhecimento do profissional contábil, mas nunca se precisou tanto de atualizar o conhecimento dos contadores como agora, quando a atualização se tornou constante. Hoje o contador é mais útil do que no passado”, destacou o conselheiro Sebastião Célio. 

Segundo o presidente da Megasoft, a evolução e atualização são constantes, uma vez que contadores já perceberam várias evoluções nos diversos sistemas que atendem às prefeituras. Hoje, é possível integrar várias outras áreas da gestão pública e trazer o contador para o cotidiano da gestão pública, porque sempre há recursos entrando e saindo dos cofres públicos, sendo necessário acompanhar tudo. “A tecnologia revolucionou o trabalho contábil, que antes era manual, mas agora conta com tecnologias para facilitar a vida dos trabalhadores desta classe com a qual a gente tem um contato bastante estreito”, destacou o sócio fundador da Megasoft.

No passado, o contador era reconhecido e lembrado apenas para a prestação de contas e, com a tecnologia, se tornou essencial para a rotina e tomada de decisão dos gestores. “Tudo isso aconteceu graças à atualização dos softwares que hoje permitem uma atualização constante e momentânea, alinhando-se à nova forma de fazer contabilidade”, lembra o conselheiro federal Célio.

Veja Também