Setor gastronômico recupera força em Goiânia

Aos poucos, bares, restaurantes e similares vão retomando as atividades e oferecendo muitas opções aos goianienses

Postado em: 09-10-2021 às 16h00
Por: Nielton Soares
Imagem Ilustrando a Notícia: Setor gastronômico recupera força em Goiânia
Aos poucos, bares, restaurantes e similares vão retomando as atividades e oferecendo muitas opções aos goianienses | Foto: Reprodução

Nos últimos meses, inúmeros bares e restaurantes de grandes marcas começaram a ‘invadir’ Goiânia. Para se ter ideia, apenas de setembro para cá, já foram inaugurados três reconhecidos restaurantes e outros já estão programados para iniciar neste mês, além de grandes eventos do segmento. A Capital é famosa pelo polo gastronômico e ambiente favorável para o setor de alimentação, uma vez que há muita demanda. E com a pandemia da Covid-19 controlada, a abertura dos estabelecimentos e ampliação de capacidade de frequentadores, isso tudo começa a retomar a confiança dos empresários. Nesse contexto, há também a criação de postos de trabalho.

Na última semana, chegou a Goiânia o restaurante Jun Sakamoto, quarto restaurante da rede no País, e o terceiro a funcionar em shoppings de capitais. Na capital goiana, o endereço é o Flamboyant Shopping. Segundo o proprietário, para os goianienses a proposta é mais descontraída do que é oferecido no shopping VillaLobos (SP) e no Manaíra Shopping (PB).  “A ideia é oferecer um bom atendimento, bom ambiente, boa comida e bom custo-benefício”, enumerou.

Já quando o assunto é cerveja, a Capital também tem sua demanda. E foi pensando nisso que a Colombina Gastropub irá inaugurar neste mês sua loja. O local escolhido terá um espaço de 400 m², onde serão instaladas 18 torneiras para atender cerca de 110 pessoas. A empresa é totalmente familiar e é administrada por Alberto Nascimento, Patrícia Mercês, Fernanda Mercês, e João Bosco Mercês Filho. No cardápio, desenvolvido pelo Chef Rodrigo de Melo, o Gastropub tem petiscos e sanduíches para combinar com as mais variadas bebidas.

Continua após a publicidade

No mês passado, o Setor Marista teve a inauguração do ‘O San Diego Bar & Steak’, que teve show do cantor mineiro Kleo Dibah, marcando o estilo da nova casa, que contará com música ao vivo, cardápio variado e diversidade de drinks.

Além de bares e restaurantes, Goiânia antes da pandemia contava com vários ambientes ao ar livre, que além de oferecer opções de alimentos, funcionavam como entretenimento para as pessoas. E isso começa também a voltar. Foi nesse sentido que a empresária Flávia Coelho Torres e o chef Georgio Rocha lançaram na noite da última quarta-feira (06/10) o Cooking Show do Viela Gastronômica. No local, os convidados puderam degustar pratos preparados em uma cozinha aberta, localizada no salão principal. Os organizadores garantem que o evento será realizado todas às quintas-feiras.

Outro evento que pretende marcar a retomada gastronômica em Goiânia será o Restaurant Week, que já está presente em 16 cidades brasileiras. O evento está programado para acontecer de 28 de outubro a 28 de novembro, com cerca de 30 restaurantes da Capital. A ideia é que todos preparem um menu especial com harmonizações diferenciadas e valor fixo. Nesta primeira edição o tema é: “Histórias do Cerrado”. De acordo com os organizadores, já há confirmação da participação, por exemplo, do chef Ian Baiocchi, com suas casas Grá Bistrô, 1929 Trattoria e Íz Restaurante e Junior Marinho com o Juá.

Postos de trabalho

No mês passado, o setor de restaurantes, bares e similares começou a se preparar para uma retomada mais forte. E para tanto reabriu e abriu mil vagas de emprego. Para receber os currículos foi necessário promover um mutirão com participação de equipes do Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares (Sindibares) e Sindicato Intermunicipal dos Empregados no Comércio Hoteleiro no Estado de Goiás (Sechseg).

As oportunidades eram para todas as áreas, como garçom, entregador, açougueiro, confeiteiro e outros. Os salários oferecidos variavam entre R$ 1,2 mil a R$ 5 mil, dependendo do cargo. A maioria das vagas era exigida experiência na função, mas também houve oportunidade para pessoas que estavam em busca do primeiro emprego. (Especial para O Hoje)

Veja Também