Após aumentar quantidade de parcelas, cresce 94% parcelamento do IPVA

O número de proprietários que fizeram o parcelamento do IPVA saltou de 151 mil no ano passado para 293 mil nesse ano

Postado em: 16-07-2022 às 16h20
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Após aumentar quantidade de parcelas, cresce 94% parcelamento do IPVA
O número de proprietários que fizeram o parcelamento do IPVA saltou de 151 mil no ano passado para 293 mil nesse ano | Foto: Divulgação

Os dados da Gerência de IPVA da Secretaria da Economia e mostram que quase o dobro de proprietários de veículos aderiram ao prazo maior de quitação do IPVA. No Calendário 2022 do IPVA, a ampliação foi de 3 para 10 o número de parcelas, o que quase dobrou a procura pelo parcelamento do imposto. O número de proprietários que fizeram o parcelamento do IPVA saltou de 151 mil no ano passado para 293 mil nesse ano, um crescimento de 94% na adesão ao maior prazo. 

Em valores, esse crescimento foi de 115% comparando janeiro a junho de 2021 com o mesmo período de 2022. No primeiro semestre do ano passado, foram realizados cerca de R$ 100 milhões em parcelamento, já neste ano os parcelamentos de janeiro a junho subiram para R$ 215 milhões.

O pagamento em parcela única também foi alterado, passando para o segundo semestre a partir de setembro. E a forma de adesão abriu várias possibilidades para que o contribuinte possa escolher o que é melhor segundo a situação de cada um. 

Continua após a publicidade

Em 2022 o calendário não foi fechado para nenhuma placa. O motorista pode pagar as parcelas a qualquer momento, pois o governo não cobra taxa por atraso. Ele só não pode pagar depois do vencimento da data final, de setembro a dezembro. No primeiro semestre do ano passado, o prazo para pagamento do imposto já teria sido realizado para os motoristas com placas 1, 2, 3 e 4. 

O boleto para pagamento do IPVA é emitido no site do Detran e o parcelamento é feito eletronicamente.

Veja Também