Tesla faz recall de 363 mil veículos equipados com sistema de direção autônoma

O chamado ocorre após a empresa identificar riscos no software que causaram centenas de acidentes nos últimos meses

Postado em: 17-02-2023 às 09h45
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Tesla faz recall de 363 mil veículos equipados com sistema de direção autônoma
O chamado ocorre após a empresa identificar riscos no software que causaram centenas de acidentes nos últimos meses | Foto: Reprodução/Auto Vision

A Tesla Inc., empresa do ramo automotivo com foco em veículos elétricos, anunciou recentemente um recall de aproximadamente 363 mil veículos de consumidores norte-americanos com o sistema de direção autônoma. O chamado ocorre após a empresa identificar riscos no software que causaram centenas de acidentes nos últimos meses.

O chamado de ‘Full Self-Driving’ (FSD) é capaz de navegar pelas rodovias e estradas locais com direção, frenagem e aceleração autônoma. Entretanto, o sistema não é perfeito e comete erros, sendo necessário um motorista humano preparado para assumir o controle em casos de imprevistos.

A National Highway Traffic Safety Administration disse que, com base em sua análise, o recurso FSD da Tesla “levou a um risco irracional à segurança do veículo motorizado com base na adesão insuficiente às leis de segurança no trânsito”. E alertou que o FSD pode violar as leis de trânsito em alguns cruzamentos “antes que alguns motoristas interfiram”.

Continua após a publicidade

Leia também: Tesla perde o controle e mata duas pessoas na China; empresa relata que irá ajudar autoridades a investigar acidente

“O sistema FSD Beta pode permitir que o veículo aja de forma insegura em cruzamentos, como passar direto por um cruzamento em uma faixa de conversão, entrar em um cruzamento controlado por sinal de parada sem parar completamente ou entrar em um cruzamento durante um sinal de trânsito amarelo constante sem o devido cuidado”, disse o aviso de recall, publicado no site da NHTSA.

A Tesla tentará consertar o recurso FSD, que custa US$ 15.000 , por meio de uma atualização de software over-the-air, acrescentou o aviso.

O CEO da Tesla, Elon Musk, não comentou sobre a natureza do problema, mas disse no Twitter que “a palavra ‘recall’ para uma atualização de software over-the-air é anacrônica e totalmente errada!”

Mas a NHTSA disse em um comunicado que “os fabricantes devem iniciar um recall para qualquer reparo, incluindo uma atualização de software, que corrija um risco irracional à segurança”. A agência federal disse que “continuará a monitorar a eficácia dos remédios de recall”.

O aviso disse que os problemas estão presentes em todos os carros com a versão atual do software FSD, que está disponível em todos os quatro modelos da Tesla, Modelo S, Modelo X, Modelo 3 e Modelo Y.

Ele também disse que a Tesla identificou 18 relatórios de incidentes recebidos entre 8 de maio de 2019 e 12 de setembro de 2022, que podem estar relacionados às condições descritas acima. Ele disse que a Tesla não está ciente de nenhum ferimento ou morte causado nesses incidentes. A própria NHTSA identificou pelo menos 273 acidentes envolvendo um dos sistemas de assistência ao motorista da Tesla.

Veja Também