Goiás cria 14,9 mil vagas de empregos formais em janeiro

Setor de serviços é o grande destaque

Postado em: 18-03-2024 às 20h37
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás cria 14,9 mil vagas de empregos formais em janeiro
Indústria registrou aumento de 2.463 novos empregados | Foto: Wesley Costa/Secom

O ano de 2024 começou com um marco histórico para o mercado de trabalho de Goiás. O estado registrou a criação de 14.926 novos postos de trabalho formais em janeiro, o maior número para o mês desde o início da série histórica do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), em 2010. O resultado representa um crescimento de 59% em relação ao mesmo período do ano passado, e coloca Goiás na 4ª posição entre os estados que mais geraram vagas no país.

O setor de serviços foi o grande destaque, com a abertura de 5.587 novos postos de trabalho. As atividades de informação, comunicação, atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas foram as que mais impulsionaram esse crescimento, com 3.667 novos empregos formais.

A construção civil também apresentou um desempenho positivo, com a criação de 3.476 novos empregos. A agropecuária, por sua vez, registrou a abertura de 3.199 vagas, enquanto a indústria gerou 2.463 novos postos de trabalho. O comércio também contribuiu para o saldo positivo, com a criação de 201 novas vagas.

Continua após a publicidade

O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel de Sant’Anna Braga Filho, comemorou o resultado e destacou as políticas públicas implementadas pelo governo como um dos fatores que contribuíram para o recorde histórico. “Abrir o ano com números tão impactantes demonstra que o Governo de Goiás está no caminho certo, ao priorizar o bem-estar da população com a geração contínua de novos cargos”, afirmou.

O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, também ressaltou o potencial econômico do estado e a capacidade de atrair e fortalecer empresas. “Os dados mostram a efetividade das políticas públicas e a capacidade de Goiás de atrair e fortalecer pequenas e grandes empresas em todos os setores”, disse.

Benefícios para a população

Para João Samuel Souza dos Santos, 20 anos, que estava desempregado há seis meses, a oportunidade de recolocação no mercado de trabalho em janeiro representou segurança e estabilidade. “Estabelecer-me logo no começo do ano me permite uma certa segurança e estabilidade”, disse o estudante universitário, que conseguiu um emprego na área de serviços.

O diretor-executivo do IMB, Erik Figueiredo, espera que o cenário positivo se mantenha ao longo do ano. “É esse cenário de crescimento que desejamos continuar observando ao longo deste ano”, salientou.

Veja Também