Girassol é uma das culturas mais semeadas no Estado

Safra 2023/2024 deve somar 47,3 mil toneladas em produção de girassol, superando em 0,9% a produção da safra 22/23

Postado em: 17-04-2024 às 07h00
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Girassol é uma das culturas mais semeadas no Estado
Produção de girassol em Goiás não só beneficia os agricultores locais, mas também contribui para a economia regional | Foto: Fredox Carvalho

Após o fim da temporada de plantio de girassol em Goiás, muitos agricultores da região estão otimistas em relação às perspectivas para a produção deste ano. A cultura do girassol tem se destacado no estado devido ao clima favorável e ao solo propício para o cultivo, proporcionando um cenário promissor para os produtores rurais.

Em conversa com os agricultores goianos, é evidente a expectativa positiva em relação à safra de girassol deste ano. José da Silva, produtor rural há mais de duas décadas, compartilhou suas impressões: “As condições climáticas estão favoráveis e esperamos uma boa colheita. O girassol é uma cultura importante para nós, trazendo não apenas renda, mas também diversificação para nossa produção agrícola.”

Goiás se mantém na liderança isolada na produção de girassol no país. Conforme estimativa divulgada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra 2023/2024 deve somar 47,3 mil toneladas em produção de girassol, superando em 0,9% a produção da safra 22/23, que resultou em 46,9 mil toneladas e foi a maior entre os estados brasileiros produtores de girassol.

Continua após a publicidade

“É uma cultura versátil e de fácil adaptação. Se tornou boa opção de cultivo após a safra principal e por isso agricultores têm investido cada vez mais na atividade. É utilizada como fonte de óleo comestível, mas também na produção de farelo e silagem, entre outros”, destaca o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos.

Além das condições climáticas favoráveis, os agricultores destacam o apoio técnico oferecido pelas instituições locais e o acesso a tecnologias modernas de plantio e colheita como fatores que contribuem para o sucesso da produção de girassol na região.

Maria Oliveira, outra agricultora da região, expressou suas expectativas: “Estamos investindo em técnicas de cultivo mais eficientes e estamos confiantes de que colheremos bons resultados. O girassol é uma cultura versátil, com diversas aplicações, e isso nos dá segurança para continuar investindo.”

“A expectativa é uma redução na área plantada com milho safrinha. No ano passado plantamos 1,7 milhão de hectares, esse ano por todos esses problemas de atraso no plantio (da soja), necessidade de replantio, a gente vai ter uma redução na nossa área plantada na casa dos 5% ou mais. O Estado de Goiás já é o principal produtor de girassol do país e temos a estimativa de que pode crescer muito a área no estado”, aponta Leonardo Machado, Assessor Técnico da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg). 

A produção de girassol em Goiás não só beneficia os agricultores locais, mas também contribui para a economia regional, gerando empregos e impulsionando o desenvolvimento rural. Além disso, o girassol desempenha um papel importante na rotação de culturas e na preservação do solo, tornando-se uma escolha sustentável para os produtores.

De acordo com o último relatório da Conab, a conjuntura não tem sido favorável para o cultivo do girassol em Mato Grosso.  “Mesmo com a desvalorização de seu principal concorrente, o milho, o produtor não se anima a semear o girassol, e o preço pago ao produtor não é suficiente para tanto. Estima-se que apenas 8,5 mil hectares sejam alocados à cultura”, dizem os técnicos da Conab. 

Com expectativas positivas e um esforço contínuo para aprimorar as práticas agrícolas, os agricultores de Goiás estão prontos para mais uma temporada de sucesso na produção de girassol, contribuindo assim para o crescimento e a prosperidade da região.

Veja Também