Aparecida terá obras para constração de distrito agroindustrial

Estado contou com a parceria da prefeitura de Aparecida de Goiânia para tirar o projeto do papel

Postado em: 23-04-2024 às 07h30
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Aparecida terá obras para constração de distrito agroindustrial
Estado contou com a parceria da prefeitura de Aparecida de Goiânia para tirar o projeto do papel (Foto: Leandro Vieira/Governo de Goiás)

O vice-governador Daniel Vilela (MDB) assinou as ordens de serviço para início das obras de construção do Distrito Agroindustrial de Aparecida de Goiânia Norberto Teixeira (Dianot), nesta segunda-feira (22). O emedebista representava o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) na solenidade que contou com o prefeito Vilmar Mariano (União Brasil), além do presidente da Codego, Francisco Jr, o secretário de Estado da Infraestrutura, Pedro Sales, e o secretário de Indústria e Comércio, Joel San’Anna.

“Vamos dar um novo salto econômico, já que vamos atrair empresas que terão valor agregado ao que for produzido. Temos esse planejamento tratado com muita seriedade e transparência”, afirmou Vilela. Vale citar, as obras de infraestrutura incluem: os sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, drenagem pluvial e pavimentação. Atualmente, a parte de rede elétrica e iluminação pública está em fase de licitação.

“O Dianot não será apenas o segundo maior distrito do estado, nós vamos entregar para a sociedade um distrito bem estruturado, organizado e moderno. As obras de infraestrutura começam agora e ano que vem já teremos as primeiras indústrias instaladas, gerando emprego e renda para Aparecida e para os goianos”, destacou Francisco Jr.

Continua após a publicidade

A área do Dianot tem 2 milhões de metros quadrados de área e está dividida em 359 lotes. A previsão é que o local receba 200 indústrias e gere 30 mil empregos diretos e indiretos. Conforme o governo de Goiás, o planejamento da construção terá três etapas: com início das obras de imediato, conclusão da primeira etapa da construção e instalação das primeiras indústrias em 2025 e, em 2026, a entrega total da infraestrutura.

Em relação a implantação de indústrias, a ideia é dar ampla publicidade e isonomia de oportunidade aos interessados. “Teremos um investimento maciço de mais de R$ 100 milhões em obras, que vai fazer nascer o Dianot. O governador Ronaldo Caiado fez um movimento emblemático em Anápolis, lançando o edital de seleção de empresas para o Daia. Aqui seguiremos o mesmo processo para que o novo distrito receba empresas com vocação para o investimento de curto prazo e capacidade de geração de emprego para Aparecida”, afirmou Pedro Sales.

Parceria com a prefeitura de Aparecida

O Estado contou com a parceria da prefeitura de Aparecida de Goiânia para tirar o projeto do papel. A administração municipal garantiu a isenção tributária das áreas do Dianot até que elas sejam transferidas para as empresas. O PL 3.732/2023, aprovado por unanimidade na Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito Vilmar Mariano, concede isenção do Imposto Territorial Urbano (ITU) e Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) à Codego para implantação do Distrito Agroindustrial Norberto Teixeira.

Veja Também