Banco do Brasil anuncia programa de desligamento voluntário

Em Goias, das 159 agências, 14 serão transformadas em Postos Avançados de Atendimento (PAAs), atualmente essa modalidade soma apenas 11 unidades.

Postado em: 29-07-2019 às 18h21
Por: Nielton Soares
Imagem Ilustrando a Notícia: Banco do Brasil anuncia programa de desligamento voluntário
Em Goias, das 159 agências, 14 serão transformadas em Postos Avançados de Atendimento (PAAs), atualmente essa modalidade soma apenas 11 unidades.

Nielton Soares  

O Banco do Brasil (BB) anunciou, nesta segunda-feira (29), a implantação do Programa de Adequação de Quadros (PAQ) da instituição. O objetivo é oferecer opção de “desligamento consensual” aos funcionários que se encontram em unidades ou funções com excesso de quadro de pessoal. A adesão já começa a partir desta terça-feira (30). Segundo o BB, a medida vai tratar também da readequação organizacional, com agências se transformando em postos de atendimento. 

O plano foi apresentado pelo BB como ajuste de vagas com excesso de empregados em algumas unidades. Assim, abrindo a possibilidade que funcionários se desloquem para agências com vagas ociosas ou possam aderir ao plano de desligamento incentivado. Essa última medida trata-se da aposentadoria ou do desligamento consensual. 

Continua após a publicidade

Mas, para o presidente do Sindicato dos Bancários de Goiás, Sérgio Luiz da Costa, essas medidas impactarão diretamente os funcionários do banco.  “Nós temos muito preocupação em relação a esse programa. Ele chega a ser mais amplo que o PDV. Mas, vamos tentar amenizar o impacto para a nossa categoria”, disse Costa, que lamentou ainda a rapidez do anuncio da medida e as decisões tomadas por conselho do banco, o qual não conta com a representação de empregados.

Por meio da assessoria de comunicação, o BB disse que esse plano é diferente do Programa de Demissão Voluntária (PDV). “O PAQ, ao contrário do PDV, não é um programa para qualquer funcionário que queira se desligar. Há critérios específicos e bem definidos”. A nota acrescenta ainda que “não há, portanto, meta de desligamentos, pois as movimentações oferecidas poderão regularizar a situação do funcionário”.

Em relação à estrutura, o BB quer transformar 49 postos de atendimento em agências e 333 agências em postos de atendimento. De acordo com o BB, isso afetará apenas a organização física, sendo mantidos os serviços financeiros normalmente, mesmo se tratando de postos de atendimento que atualmente são agências. Em Goiás, das 159 agências, 14 serão transformadas em Postos Avançados de Atendimento (PAAs), atualmente são apenas 11 unidades. Assim, o novo quadro ficará com 147 agências e 25 PAAs.

Adesão

A adesão ao programa do BB começa nesta terça-feira (30) e vai até o dia 14 de agosto. A instituição informou que os funcionários terão os direitos regulamentares de desligamento, indenização por tempo de trabalho, de até 9,8 salários. Além, de ressarcimento do plano de saúde pelo período de 1 ano, com extensão aos dependentes.

 

Veja Também