Líder, Goiás encara rival fragilizado

Mandante do clássico, alviverde enfrenta o Vila Nova, no Serra Dourada, em jogo de torcida única

Postado em: 28-02-2016 às 00h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Líder, Goiás encara  rival fragilizado
Mandante do clássico, alviverde enfrenta o Vila Nova, no Serra Dourada, em jogo de torcida única

Edivaldo Barbosa

Goiás e Vila Nova voltam a se enfrentar 29 dias após o alviverde ter derrotado o alvirrubro (2 a 0), na abertura do Campeonato Goiano. Neste domingo, às 16 horas, pela terceira rodada do returno, os rivais jogam no Serra Dourada. Desta vez, pelo fato do líder do Grupo A ser o mandante da partida, somente torcedores esmeraldinos poderão assistir o clássico – a medida foi tomada pela Federação Goiana de Futebol (FGF). A expectativa é que cerca de 10 mil torcedores estejam no estádio na tarde de hoje.

Com 16 pontos conquistados em sete jogos disputados – aproveitamento de 76% –, o Goiás lidera de forma tranquila o Grupo A. O time soma o dobro de pontos do vice-líder Anápolis. Apesar da boa situação na tabela e com a classificação pavimentada à semifinal do Goianão, o técnico Enderson Moreira tem cobrado muita atenção por parte dos jogadores, sobretudo na marcação.

Continua após a publicidade

Segundo ele, o fato do alviverde estar vivendo o bom momento na competição e o rival estar atravessando um momento de turbulência devido à saída do técnico Márcio Fernandes, não quer dizer que será um jogo fácil. “Vamos entrar muito concentrados”, disse, durante entrevista coletiva. “Um clássico, acima de tudo, tem seu resultado construído nos detalhes”, acredita o treinador, que não poderá escalar o atacante Carlos Eduardo diante do Vila. 

Expulso na vitória de 2 a 0 sobre a Aparecidense, fora de casa, o jogador desfalca o alviverde. Enderson Moreira estuda a possibilidade de escalar o volante William entre os titulares na vaga do atacante. Com isso, Patrick atuaria mais avançado. 

Outra novidade deve ser a volta do zagueiro Wesley Matos, que cumpriu suspensão na última partida. Apesar de não ter treinado na última sexta-feira por causa de bolhas nos pés, o defensor vive a expectativa de voltar no lugar de Alex Alves, que foi titular em Aparecida de Goiânia.

O meio-campista Daniel Carvalho, principal destaque do alviverde na competição, evitou polêmica às vésperas do clássico. Antes da abertura do Goianão, o camisa 10 se envolveu em trocas de farpas com o volante e capitão Robston. “Espero que sem birrinhas, sem implicações e só pensando em jogar bola”, disse o jogador, explicando que todos no clube estão voltados para a partida, mas sem entrar em atritos. 

O torcedor do Goiás paga R$ 20 na arquibancada e R$ 40 na cadeira para assistir ao clássico. Quem, porém, apresentar o bilhete de aposta da Timemania com o alviverde como time do coração, paga meia-entrada, o mesmo acontecendo com clientes da Sicoob – patrocinadora do clube. Na manhã deste domingo, os ingressos antecipados podem ser adquiridos das 8h às 12h, no Estádio Hailé Pinheiro (Serrinha).

Tigrão

Um dia após a vitória de 1 a 0 sobre o Anápolis, o técnico Márcio Fernandes e o diretor de futebol Hugo Jorge Bravo deixaram o Vila Nova. Sem tempo hábil para contratar um treinador, a diretoria anunciou que o time será comandado à beira do gramado por Rogério Mancini, técnico do Sub-20 e ex-auxiliar de Fernandes, que foi para o Botafogo-SP.

O técnico interino terá os desfalques do goleiro Edson, do zagueiro Vinícius Simon e do lateral-direito Bruno Oliveira, todos machucados. Para piorar a situação, o volante Victor Bolt está suspenso pelo terceiro cartão amarelo e, portanto, não entrará em campo neste domingo. “Eu tenho algumas dúvidas”, disse Mancini.

Já é certo que Wagner Bueno irá substituir Edson no gol. Na zaga, Mancini deve escalar três zagueiros: Douglas Assis, Reginaldo e Anderson. O volante Leandro Bulhões deverá atuar improvisado na lateral-direita na vaga de Bruno Oliveira. 

Reserva diante do Anápolis, o lateral-esquerdo Marinho Donizete será escalado no meio-campo. O interino tem dúvida entre Luiz Fernando e Roger, mas tudo indica que o primeiro começará o clássico como titular.

Invicto há sete jogos – seis pelo Goianão e um pela Copa Verde –, o Vila é o vice-líder do Grupo B, com 12 pontos – aproveitamento de 57%. O alvirrubro venceu três jogos (Trindade duas vezes e Anápolis) e empatou três (Anápolis, Crac e Itumbiara). O único revés que sofreu foi justamente para o Goiás. 

(Foto: Rosiron Rodrigues/Goiás E.C /Danilo Bueno)

Veja Também