Goianos estão confiantes em realizar boa campanha

Goiás, Vila Nova, Atlético e Trindade são os representantes do Estado na Copa São Paulo de Futebol Júnior

Postado em: 02-01-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Goianos estão confiantes  em realizar boa campanha
Goiás, Vila Nova, Atlético e Trindade são os representantes do Estado na Copa São Paulo de Futebol Júnior

Felipe Bonfim

Maior competição da categoria Sub-20 do planeta, a Copa São Paulo de Futebol Júnior começa nesta segunda-feira com a participação de 120 clubes, número recorde de times desde que o campeonato começou a ser disputado. Em sua sua 48ª edição, a Copinha reúne equipes de todas as regiões do Brasil e também uma do exterior – o Pérola Negras, do Haiti, participa pela segunda vez do torneio. O representante do país caribenho, aliás, é um dos adversários do Goiás na primeira fase.

Além do Goiás, o futebol goiano terá mais três representantes: Vila Nova, Atlético e Trindade, que conquistou o direito de disputar a Copa SP porque se sagrou campeão goiano Sub-20 no ano passado. Ao contrário da edição de 2016, quando apenas o primeiro colocado de cada grupo avançava à próxima fase e mais cinco por índice técnico, esse ano os dois melhores de cada grupo se classificam para as etapas eliminatórias. Além dos 60 times classificados, sobram 30, e os 15 vencedores irão para as oitavas de final junto com o eliminado de melhor campanha – que ganha sobrevida. 

Continua após a publicidade

Os goianos estão otimistas e fazer uma boa campanha. O Goiás, em 2013, chegou a final e perdeu o título para o Santos ao ser derrotado por 3 a 1, no Pacaembu. Como sempre acontece, a final é disputada no dia 25 de janeiro, data de aniversário da capital paulista. O Vila Nova, atual campeão da Copa Goiás, também viajou com muita expectativa na bagagem. O time do técnico Lucas Oliveira, na final da Copa Goiás, goleou o seu maior rival, o Goiás, por 4 a 1 e 7 a 0.

Já o Atlético, que está no grupo 12 e terá como adversários Vitória-BA – a estreia será amanhã diante da equipe baiana –, Atibaia-SP e ABC-RN. Assim como fez na Série B do Brasileiro, quando conquistou o título, o rubro-negro espera surpreender e chegar à final inédita. O Trindade está no Grupo 21 e vai enfrentar, na primeira fase, Bahia, São Bernardo-SP e Fast-AM. O Tacão está otimista e promete  surpreender os adversários.

Novidades

A 48ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior terá, além da participação de 120 times, também outra novidades. Os técnicos poderão fazer até seis substituições por partida, ao invés da tradicional três mudanças. Cada clube poderá inscrever até  20 jogadores.­ (Edivaldo Barbosa) 

No Grupo 2, Vila embarca confiante 

A delegação do Vila Nova viajou no sábado (31), às 22 horas, para Tanabi-SP, sede do Grupo 2 da Copa São Paulo. O técnico Lucas Oliveira relacionou 20 jogadores para a disputa da competição. “É um momento difícil. A gente só pode convocar 20 atletas. Se eu pudesse, levaria todo mundo, por que todos se dedicaram ao máximo e treinaram muito bem”, disse o treinador, demonstrando confiança em realizar uma boa campanha.

Embarcaram com a delegação para o interior paulista os seguintes jogadores: Gabriel e Lucas (goleiros); Luisão, Brunão, Alysson e Éder (zagueiros); Daniel, Rafael e Juninho (laterais); Jacaré (Lucas Gonçalves), Albano, Batata (volantes); Vinícius, Everton, Matheus Aquino e Gabriel (meias); e Marcos Paulo, David, Emerson e Philippe (atacantes).

O Vila Nova está no Grupo 2 e estreia amanhã diante do Náutico. Depois, pela ordem, vai enfrentar Tanabi e Mirassol, ambos de São Paulo. Em 2005, o alvirrubro fez a sua melhor campanha na Copinha – foi eliminado nas quartas-de-final pelo Corinthians.  

Alviverde sonha com título da Copinha 

Finalista da competição em 2013 quando foi derrotado pelo Santos na disputa de título, o Goiás espera surpreender mais uma vez e disputar novamente a taça da competição. Sob o comando do recém-contratado, Sílvio Criciúma, a equipe faz a sua estreia na próxima quarta-feira, quando encara o Pérolas Negras (Haiti). Depois, tem o Nacional (SP) pela frente na sexta e fecha a participação na primeira fase diante do Cori-Sabbá (PI), no domingo.

“A expectativa é a melhor possível. O Goiás na Copa São Paulo é o time de mais camisa na chave e isso gera uma necessidade de conseguir a primeira colocação do grupo. Na minha apresentação coloquei para eles que o nosso objetivo na Copa São Paulo era fazer a melhor campanha da história do Goiás, ou seja, nós vamos buscar o título. Como treinador à frente da equipe eu preciso colocar objetivo para eles e na Copa São Paulo, o objetivo é ser campeão. São 120 clubes na mesma situação de chances de título, uma porcentagem maior para alguns, menor para outros, mas todos podendo sonhar com um título”, disse o treinador.

Criciúma reconhece, no entanto, que o objetivo principal das categorias de base é formar atletas para a equipe principal. Mas, se essa formação vier com títulos nacionais, melhor ainda.

“Para não atropelar as coisas vamos pensar primeiro na Copa São Paulo. Mas a expectativa é terminar 2017 com saldo positivo, com conquistas. Muitas pessoas me perguntam se a base é para formar jogador ou conquistar título. Se puder formar o jogador ganhando título é perfeito, o atleta chega mais encaixado no profissional, que é objetivo final das categorias inferiores”, avaliou.

Defensor do Goiás entre 1996 e 2001, Sílvio marcou seu nome no clube com a conquista de três campeonatos goianos, duas copas Centro-Oeste, além do Campeonato Brasileiro da Série B. Agora treinador, ele destaca a felicidade de retornar ao clube.

“Voltei com muita felicidade, eu não tinha trabalhado em categoria de base ainda. Fico muito feliz por retornara à casa, eu joguei cinco anos seguidos no Goiás e foram de muita felicidade, de conquistas, e eu destaco isso para os meninos. Se eu estou voltando hoje, eu estou voltando pela minha passagem positiva, vitoriosa, então fiquei feliz por isso”, concluiu. (Felipe Bonfim)

Atlético avalia que terá adversários difíceis no torneio 

 No Grupo 12 da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Atlético tem adversários complicados na primeira fase. O clube goiano encara o Vitória (BA) em sua estreia amanhã, depois tem duelo com o Atibaia (SP) na próxima quinta-feira. Por fim, no sábado, enfrenta o ABC (RN).

Apesar de esperar jogos difíceis já no início, o diretor de categorias de base do Dragão, Marco Antônio, acredita que a equipe tem capacidade para conseguir a classificação para a próxima fase.

“O Vitória têm atletas que foram convocados para a seleção brasileira. Já o ABC foi campeão estadual, assim como o Atibaia, que recentemente foi campeão dos Jogos Regionais. Nós evoluímos em 2016 e vamos chegar forte para disputa do torneio”, afirmou em entrevista à Rádio 730.

Torneio 

O dirigente explica que a preparação para a disputa do torneio começou ainda em novembro. Além dos trabalhos físicos e técnicos, o grupo participou de amistosos antes de embarcar para o interior paulista.

“Começamos os trabalhos no dia 21 de novembro. Estamos seguindo o cronograma, e estou muito contente com o trabalho que está sendo feito pela comissão técnica. Sabemos que temos muito a melhorar, mas estamos no caminho certo”, avaliou. 

 

Veja Também