Emocionado, David Duarte se despede do clube após quase dez anos

Foram 190 partidas oficiais honrando as cores do Goiás ao longo desses quase dez anos de clube. O zagueiro que chegou para

Postado em: 30-11-2021 às 14h20
Por: Victor Pimenta
Imagem Ilustrando a Notícia: Emocionado, David Duarte se despede do clube após quase dez anos
Zagueiro foi substituído logo no início do jogo e não conteve as lágrimas ao ser ovacionado pelos torcedores | foto: Rosiron Rodrigues / Goiás EC

Foram 190 partidas oficiais honrando as cores do Goiás ao longo desses quase dez anos de clube. O zagueiro que chegou para a base esmeraldina ainda em 2013, se despediu do clube neste domingo (28) e de sua torcida na última rodada da Série B, no empate diante do Brusque em 2 a 2.

Natural de Rio Grande (RS), David Duarte iniciou sua trajetória a princípio sendo atacante, mas logo se encontrou no sistema defensivo, porque além de ajudar na zaga, é um excelente cabeceador e prova disso são seus gols e jogadas de perigo quando vai ao ataque adversário. Chegou ao Goiás em 2013, mas somente dois anos depois fez sua primeira partida oficial vestindo as cores esmeraldinas. Seu primeiro jogo: uma final de Campeonato Goiano, diante da Aparecidense. Sua atuação lhe rendeu ser titular no segundo jogo e sendo campeão estadual logo em seu primeiro ano como profissional.

Seu primeiro gol foi marcado em 2018, em um clássico diante do Vila Nova e desde então, o zagueiro é titular e peça fundamental na defesa esmeraldina. Conquistou o acesso no mesmo ano para a Série A. 2019, o jogador então teve a chance de jogar seu primeiro Brasileirão como titular do Goiás, mas devido a uma lesão no joelho esquerdo, impossibilitou ele de atuar no restante da temporada, encerrando seu ano após a vitória esmeraldina sobre a Chapecoense.

Continua após a publicidade

Depois de uma cirurgia e oito meses de recuperação, o zagueiro pôde então retornar aos gramados no dia 26 de agosto de 2020, na partida diante do Vasco pela Copa do Brasil. Foram trinta e uma partidas no ano e dois gols marcados na Série A (no empate diante do Ceará em 2 a 2 e na vitória sobre o Santos por 4 a 3).

Em 2021, um ano mágico para David Duarte. Titular absoluto na defesa esmeraldina, sendo titular em trinta e três jogos dos trinta e oito na Série B, importante na conquista do vice-campeonato esmeraldino, marcando três gols na competição e dando uma assistência.

“É uma conquista sensacional. Acima de tudo, merecemos. Eu falei para minha família, para os meus amigos mais próximos que iríamos recolocar o Goiás na Série A já neste ano. Que faria de tudo para isso acontecer. Estou feliz demais, foi a minha maior conquista aqui no Goiás, a mais legal. Ver o torcedor fazendo festa, feliz da vida, comemorando com a gente, foi muito legal. Foi inesquecível”, disse o zagueiro.

David Duarte se despediu oficialmente do Goiás neste domingo (28), no empate em 2 a 2 diante do Brusque, pela última rodada da Série B de 2021. O jogador saiu aos nove minutos de jogo dando vaga ao jovem Iago Mendonça. Ao ir caminhando para o banco de reservas, não conteve as lágrimas e foi abraçado por toda a comissão técnica e seus companheiros. Depois do jogo atendeu todos os fãs presentes que quiseram uma foto com o defensor.

Seu contrato com o Goiás se encerra no final de dezembro, mas o zagueiro já tem destino certo, o Fluminense. A equipe tricolor chegou a entrar em contato com a diretoria esmeraldina ainda no começo do ano tentando a contratação de David Duarte, mas que foi prontamente recusada pela cúpula do clube goiano. Após ficar livre no mercado, o defensor deve assinar e ser oficializado pelo time carioca logo no início de 2022.

Confira a publicação nas redes sociais do Goiás Esporte Clube:

Veja Também