Os 5 torneios de futebol mais importantes do planeta

Os seguidores do esporte 'rei' têm vários encontros marcados no calendário desportivo internacional para desfrutar da grande variedade de campeonatos de futebol que se realizam ano após ano em todo o globo terráqueo.

Postado em: 14-12-2021 às 14h52
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Os 5 torneios de futebol mais importantes do planeta
Os seguidores do esporte 'rei' têm vários encontros marcados no calendário desportivo internacional para desfrutar da grande variedade de campeonatos de futebol que se realizam ano após ano em todo o globo terráqueo.

O futebol é um motor social que move massas, seguramente em algum momento você quis deixar tudo pronto em casa ou no escritório para não se perder a transmissão ao vivo de alguns eventos previstos por organismos oficiais do futebol.

Estes torneios internacionais se converteram em eventos imperdíveispara os torcedores do desporto mais popular do mundo. Leia mais para conhecer os 5 torneios mais importantes do planeta.

5. Mundial de Clubes

O Mundial de Clubes da FIFA é o evento mais importante a nível de clubes, um evento em que as equipes campeãs de outros campeonatos continentais como: Campeonato de Clubes da Ásia, Copa Africana de Clubes Campeões, Liga dos Campeões CONCACAF, Copa Libertadores da América, Campeonato de Clubes da Oceania e a Liga dos Campeões UEFA.

Continua após a publicidade

O campeão atual é o Bayern de Munique, a próxima edição do concurso será disputada de 3 a 12 de fevereiro de 2022, segundo decisão da FIFA em Zurique. A competição estava prevista para dezembro de 2020, mas a data foi aprazada pela pandemia.

No início, o local do evento foi a China ou o Japão, mas finalmente foi os Emirados Árabes Unidos o país selecionado para sediar os fãs do torneio. O sorteio do Mundial de Clubes 2021 foi realizado na Argentina no passado 29 de novembro deste ano.

4. Copa América

A Copa América é o torneio internacional de futebol masculino de maior antiguidade a nível de seleções desde sua inauguração em 1916 na Argentina. O evento realizado na América do Sul é organizado pela Confederação Sul-Americana de Futebol CONMEBOL, o monarca vigente do concurso depois de 28 anos é a Argentina ao vencer o Brasil na final, além de ser o país com mais campeonatos (15) junto com o Uruguai.

A cada quatro anos, as seleções absolutas da América do Sul reúnem-se para disputar o prestigioso troféu. Até o momento, só as nações Suramericanas têm ganhado o palmarés, as únicas seleções nacionais que não conquistaram a Copa América são: Equador e Venezuela.

A edição 2021 do campeonato não contou com seleções convidadas, só aquelas que integram a CONMEBOL. A Copa América é o torneio com mais edições consolidadas, inclusive supera as Copas do Mundo.

O próximo certame está marcado para junho de 2024 no Equador, e também contará com a participação de 10 países membros da CONMEBOL e países convidados.

3.     Eurocopa

O Euro tem 61 anos desde sua fundação, é o maior campeonato de seleções da Europa organizado pela UEFA, o evento conta com a participação de 24 equipes nacionais do continente europeu e se realiza a cada quatro anos como a Copa América.

As seleções mais premiadas do concurso são Alemanha e Espanha, ambos os conjuntos têm três títulos cada. O campeão atual é a Itália, bicampeã do concurso após 53 anos sem ganhar o campeonato. O Euro 2024 terá lugar na Alemanha entre Junho e Julho e será organizado pela UEFA.

2. Liga de Campeones UEFA

É a principal competição futebolística a nível de clubes da Europa, as equipes disputam a Copa conhecida popularmente como a “Orejona”. O certame continental começou em 1955, a Revista Francesa L’Equipe se encarregou de promover o evento por ser uma das primeiras Copas entregues em território europeu.

Hoje é o evento esportivo anual mais visto em todo o mundo, participam 32 clubes concorrentes e equipes de 54 federações membros da UEFA em 125 partidas. O título de campeão o tem o Chelsea após vencer o Manchester City na temporada passada.

A campanha 2021-22 está em curso desde 22 de junho e terminará no próximo dia 28 de maio de 2022 na sede russa “Estádio Krestovski”.

Os clubes mais prestigiados  de toda a Europa lutam para ganhar o troféu da competição e obter reconhecimento internacional, o evento oferece autoridade e prestígio antes do Mundial de Clubes.

O Real Madrid tem vários recordes no campeonato, foi a primeira equipe a alcançar a vitória na edição inaugural 1955-56, o que mais finais têm disputado, o que mais títulos tem conquistado (13 entorchados), seis deles como Copas da Europa.

Entre os registos históricos do campeonato, o conjunto branco é o maior goleador da Champions com mais de 1000 golos marcados, e a equipa com mais presenças no torneio.

O principal goleador da história da competição é o português Cristiano Ronaldo com 138 acertos na rede, jogou nove temporadas com o clube madrileno nas quais conseguiu marcar 105 gols.

1. Copa do Mundo

A Copa do Mundo da FIFA é o campeonato internacional de seleções absolutas mais esperado do mundo, oferece um lugar de honra ao país vencedor na história futebolística mundial.

O encontro com as melhores seleções de cada país é a cada quatro anos, o certame manteve-se com este formato desde sua inauguração em 1930, embora tenha sido suspenso em 1942 e 1946 por causa da guerra.

A primeira Copa do Mundo se disputou no Uruguai com 13 seleções, o país anfitrião obteve a vitória depois de derrotar a Argentina no Estádio Bicentenário de Montevidéu. Na atualidade participam 32 seleções que competem para superar um processo classificatório de 200 seleções do mundo.

Prevê-se que, até 2026, o número de países concorrentes aumente para 48 no total. A Copa do Mundo move milhões de adeptos para os estádios e espectadores em todo o planeta, um espetáculo de grande aceitação nos continentes porque participam seleções nacionais para escolher o melhor do mundo.

O pentacampeão Brasil é o país com mais prêmios (5) e mais participações (21) na história do certame. Mas o melhor atacante não é um brasileiro, o jogador Miroslav Klose conseguiu marcar 16 gols a favor da Alemanha.

Para o encontro são suspensas ligas e campeonatos com o propósito de focalizar a atenção neste magno evento de futebol. O campeão recente da competição é a França depois de vencer a Croácia na final realizada na Rússia 2018.

A próxima edição será disputada com 32 equipes no continente asiático, o Catar será o país anfitrião, embora as partidas se realizarão um pouco mais tarde do que o habitual e em 28 dias, um período mais curto de duração, de 21 de novembro a 18 de dezembro.

Veja Também