Stock Series: Arthur Leist vence primeira corrida em aeroporto no Brasil

A Stock Series entregou um marco histórico ao automobilismo brasileiro na tarde deste sábado (09). A categoria de acesso à Stock Car

Postado em: 10-04-2022 às 09h06
Por: Ildeu Iussef
O piloto da Motortech triunfou em batalha feroz travada com Vitor Baptista e Zezinho Muggiati após ultrapassagem na última volta da tarde deste sábado no Galeão | Foto: Marcelo Machado de Melo/Stock Car

A Stock Series entregou um marco histórico ao automobilismo brasileiro na tarde deste sábado (09). A categoria de acesso à Stock Car realizou a primeira prova disputada em um aeroporto no país. E Arthur Leist, piloto gaúcho de 20 anos, venceu a Corrida 1 da etapa do Galeão depois de travar batalha feroz com Zezinho Muggiati e Vitor Baptista, segundo e terceiro, respectivamente, no Circuito Cacá Bueno, montado no Aeroporto Internacional RIOgaleão Tom Jobim. Foi a segunda vitória de Leist, da Motortech, em três corridas disputadas na temporada 2022 e a terceira na Series.

Com a pole position obtida horas antes, Muggiati, da W2, manteve a dianteira durante boa parte da corrida, mas Baptista e Leist sempre andaram muito próximos. Vitor, por exemplo, chegou a assumir a liderança em determinados momentos, com Arthur pronto para dar o bote.

E este bote veio justamente última volta, depois de uma disputa a três e imprevisível, em que qualquer um dos competidores poderia sair com a vitória. Com manobra surpreendente ao contornar a curva Petrópolis com um traçado diferente, Leist assumiu a liderança e partiu para a vitória no Rio de Janeiro.

Continua após a publicidade

Vitória e liderança

Arthur Leist explicou como concretizou a ultrapassagem que definiu o vencedor da Corrida 1 da Series no RIOgaleão. “Sabia que a corrida seria definida nas últimas curvas da última volta e que todo mundo ia tentar usar o push para tentar alguma coisa, porque realmente nós estávamos muito perto. Quando vi que os dois começaram a disputar por dentro da curva, então fiz a tangência por fora para sair mais forte. Foi o que aconteceu, e felizmente consegui essa vitória, que é super importante para o campeonato e muito especial por ser a primeira corrida em um aeroporto no Brasil”.

Com os resultados deste sábado, Leist assumiu a liderança do campeonato e soma agora 76 pontos, contra 74 de Zezinho Muggiati e 70 de Vitor Baptista. Raphael Reis, quarto colocado na prova, tem 53 pontos e é o quarto, seguido por Lucas Kohl, quinto com 52. Guilherme Backes, melhor estreante entre os pilotos na disputa do dia, tem 46 e é o sexto.

Veja Também