Stock Car: 43 anos de história e sucesso dentro e fora das pistas

No final da década de 1970, em abril de 1979, nasceu a Stock Car, a principal e mais longeva categoria do esporte

Postado em: 22-04-2022 às 14h13
Por: Ildeu Iussef
O pioneiro Opala campeão da temporada de 1979, com Paulo Gomes | Foto: Divulgação

No final da década de 1970, em abril de 1979, nasceu a Stock Car, a principal e mais longeva categoria do esporte a motor do Brasil. Tudo começou no longínquo 22 de abril de 1979, quando aconteceu o primeiro ronco de motor da Stock Car no Autódromo de Tarumã, no Rio Grande do Sul. Desde então, já foram disputadas 566 corridas ao longo de 44 temporadas.

De 1979 até os dias de hoje, a Stock Car passou por 10 estados brasileiros: São Paulo, Paraná, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Bahia, Minas Gerais e Ceará; e foi além ao realizar provas em Portugal e na Argentina.

Ao longo de 43 anos, a Stock Car utilizou nada menos que 12 modelos de carros (Opala, Ômega, Vectra, Astra, Mitsubishi, Volkswagen, Peugeot 307, Peugeot 408, Sonic, Cruze e Corolla) de cinco montadoras (GM Chevrolet, Mitsubishi, Toyota, Peugeout e Volkswagen).

Continua após a publicidade

Além disso, somente 19 pilotos tiveram a honra de sagrar-se campeões da Stock Car. A lista é encabeçada por Ingo Hoffmann, dono de 12 títulos; seguido pelo pentacampeão Cacá Bueno, o tetracampeão Paulo Gomes, os tricampeões Ângelo Giombelli, Chico Serra, Daniel Serra e Ricardo Maurício; e conta ainda com nomes como Alencar Jr., Marcos Gracia, Rubens Barrichello, Marcos Gomes, Felipe Fraga e Gabriel Casagrande.

Visando atuar jornalisticamente na preservação da memória do automobilismo nacional, o jornalista Ildeu Iussef produziu o audiodocumentário “Stock Car – Histórias e Memórias: dentro e fora das pistas”. Nele quatorze profissionais de variadas gerações dos 43 anos de existência da Stock Car depõem sobre sua relação com o esporte a motor, a trajetória e a importância da categoria na vida profissional, bem como a relevância da categoria no cenário nacional e internacional do automobilismo.

Veja Também