Fla busca título da Sul-Americana

Já garantido na Libertadores 2018, rubro-negro visita Independiente pelo primeiro jogo da final da competição

Postado em: 06-12-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Fla busca título  da Sul-Americana
Já garantido na Libertadores 2018, rubro-negro visita Independiente pelo primeiro jogo da final da competição

*Luiz Felipe

Continua após a publicidade

O ano do Flamengo está sendo extremamente irregular. Cotado como um dos favoritos a vencer as competições que iria disputar, o rubro-negro acabou tendo uma temporada de altos e baixos. Com a vaga na fase de grupos da Libertadores 2018 garantida, os cariocas querem encerrar o ano conquistando a Sul-Americana. Esta missão começa hoje, às 21h45, no Estádio Avellaneda, na Argentina. Em partida contra o Independiente, o Flamengo inicia a decisão pelo título da Copa Sul-Americana.

A final da competição, como de praxe, será disputada em dois jogos: o primeiro com mando do Independiente e o segundo no Maracanã, palco de inúmeras decisões do futebol brasileiro e internacional. Diferentemente das outras fases de mata-mata, a final não contará com o critério de gol fora de casa.

O Flamengo chega à decisão após derrotar o Vitória no fim de semana, pelo Brasileiro. Com os outros campeonatos encerrados, o Fla almeja vencer pela primeira vez a competição continental em cima de um adversário que é algoz de times brasileiros. Em seis finais contra as equipes do Brasil, o Independiente venceu quatro delas: as Libertadores de 1974 e 1984, contra São Paulo e Grêmio, a Supercopa dos Campeões de 1995, contra o próprio Flamengo, e a Sul-Americana de 2010, em que despachou o Goiás nos pênaltis.

O rubro-negro carioca se classificou à grande decisão de hoje aos trancos e barrancos. Com um ambiente desfavorável, devido à lesão do goleiro Diego Alves e as sucessivas falhas de Alex Muralha, o Flamengo acabou optando por escalar o terceiro goleiro, César, que não atuava desde dezembro de 2015. O arqueiro deu conta do recado, inclusive pegando um pênalti na segunda partida da semifinal, contra o Junior Barranquilla, em que acabou sendo um dos responsáveis pela heroica classificação.

Detentor do maior número de jogos entre os times brasileiros na temporada, com um total de 84, contando as finais da Sul-Americana, o Flamengo não deve mudar muito a escalação para o jogo de hoje. A única dúvida é quanto ao zagueiro titular – Réver ou Rhodolfo, sendo que este último esteve entre os 11 iniciais no jogo contra o Junior Barranquilla.

Independiente

A última partida dos “rojos” foi justamente a semifinal contra o Libertad, em que venceu por 3 a 1. O jogo que seria disputado contra o Rosario Central, pelo Campeonato Argentino, foi adiado à pedido do próprio Independiente, e por isso a equipe teve uma semana de preparação para o grande duelo desta noite. (Luiz Felipe é integrante do programa de estágio do jornal O Hoje) 

Ficha técnica 

Jogo: Independiente x Flamengo

Local: Estádio Avellaneda, às 21h45, em Buenos Aires, Argentina. Árbitro: Mario Diaz de Vivar (Paraguai). Assistentes: Milciades Saldivar (Paraguai) e Dario Gaona (Paraguai). 

Independiente: Martín Campaña; Fabricio Bustos, Alan Franco, Gastón Silva e Nicolás Tagliafico; Maximiliano Meza, Diego Rodríguez, Sánchez Miño e Ezequiel Barco; Martín Benítez e Emmanuel Gigliotti. 

Técnico: Ariel Holan. 

Flamengo: César; Pará, Réver (Rhodolfo), Juan e Trauco; Cuéllar, Willian Arão, Diego, Éverton Ribeiro e Lucas Paquetá; Felipe Vizeu. 

Técnico: Reinaldo Rueda. 

STF confirma Sport campeão de 1987 

O Supremo Tribunal Federal (STF) recusou mais uma vez o recurso do Flamengo, em que o clube pedia a divisão do título brasileiro de 1987. É a segunda vez que o pedido dos cariocas é negado, e, assim, o Sport Recife segue como único campeão daquele ano.

Em março de 2016, o ministro Marco Aurélio de Mello negou o recurso do departamento jurídico do Flamengo. Embora seja declaradamente flamenguista, o ministro tomou a decisão que manteve o Sport como o campeão, desconsiderando a conquista do Flamengo como um título oficial da Série A.

Em 1987, dois campeonatos nacionais foram disputados em paralelo, ambos classificados como Primeira Divisão. Contudo, a competição vencida pelo Flamengo, chamada de Módulo Verde, contava somente com o Clube dos 13, equipes de maior torcida no futebol brasileiro. O Módulo Amarelo, por outro lado, terminou empatado entre Guarani e Sport. A CBF tomou a decisão de que os campeões e segundo colocados de cada módulo deveriam se enfrentar para decidir o Brasileiro, o que foi recusado pelo Clube dos 13. A “final” do campeonato foi então decidida entre Sport e Guarani, na qual os nordestinos prevaleceram.

Em 2011, a instituição máxima do futebol brasileiro chegou a reconhecer o Flamengo como campeão de 1987, juntamente com o Sport. Contudo, os pernambucanos entraram com uma ação para que a decisão fosse revogada, o que acabou acontecendo. Por isso, o Flamengo busca incessantemente reverter a situação. (Luiz Felipe é integrante do programa de estágio do jornal O Hoje) 

Veja Também