Terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

FGF divulga tabela de jogos do Goianão 2024

Com início previsto para dia 17 de janeiro, a 81ª edição do Goianão contará com 12 times

Postado em: 28-11-2023 às 22h49
Por: Ana Clara de Assis Praxedes
Imagem Ilustrando a Notícia: FGF divulga tabela de jogos do Goianão 2024
Campeonato começa na terceira semana de janeiro, com cinco partidas (Divulgação/FGF)

A Federação Goiana de Futebol divulgou nesta semana a tabela de jogos da primeira fase do Campeonato Goiano de 2024. Com início previsto para dia 17 de janeiro, a 81ª edição do Goianão contará com 12 times, que se enfrentarão em jogos únicos na primeira etapa. Os oito primeiros colocados se classificam para a fase seguinte, as etapas finais serão em formato de chaveamento de eliminatórias, com quartas, semifinal e final. A partir das fases de mata-mata, os jogos serão definidos em ida e volta. 

A primeira rodada começa na tarde do dia 17, quarta-feira, às 15h30, com o duelo entre Goianésia e Anápolis, no Estádio Valdeir José de Oliveira. No mesmo dia, às 20h30, Vila Nova recebe o Goiatuba, no Onésio Brasileiro Alvarenga, já o Morrinhos estreia contra o atual campeão, Atlético Goianiense, no Centro Esportivo João Vilela. A Aparecidense recebe o Iporá no Aníbal Batista de Toledo, e o dia de jogos se encerra com Jatiense e Crac, no Estádio Arapucão. A primeira rodada termina na quarta-feira (18), com o clássico entre Goiás e Goiânia, na Hailé Pinheiro, a partir das 20h30.

A tabela definiu as primeiras onze rodadas, que serão disputadas durante as quartas-feiras e os finais de semana, 17 datas serão utilizadas até o começo da fase de mata-mata. A maioria dos clássicos acontecerão nos sábados e domingos, com destaque para Atlético Goianiense e Goiás, que se enfrentam na segunda rodada, em um domingo (21), às 16h. Goiás e Vila Nova fecham a sexta rodada com clássico na Serrinha, dia 04 de fevereiro, às 16h. 

Continua após a publicidade

As quartas de final estão previstas para ocorrer entre os dias 03 e 10 de março, com jogos de ida e volta. As semifinais serão entre 17 e 27 do mesmo mês. Já a grande final será decidida em 31 de março e 07 de abril. Os clubes que irão disputar o Goiano 2024 são: Anápolis, Aparecidense, Atlético Goianiense, Crac, Goianésia, Goiânia, Goiás, Goiatuba, Iporá, Jataiense, Morrinhos e Vila.

Em 2023 o Conselho Técnico alterou a fórmula de disputa da competição, que será mantida para o próximo ano. Até 2021 o campeonato era disputado de outra forma: os 12 times eram divididos em dois grupos de seis. As equipes jogavam em seus respectivos grupos em turno e returno, contabilizando 10 rodadas. A segunda fase era disputada em formato de quartas de final, passando os quatro melhores de cada grupo, enquanto os dois últimos eram rebaixados para Divisão de Acesso. Na fase seguinte, a composição dos quatro confrontos eram definidas por cruzamento olímpico e os jogos eram definidos em ida e volta. Os dois melhores disputavam a final em dois jogos e o melhor resultado no agregado era o campeão.

Histórico

Uma das competições mais tradicionais do país, o Campeonato Goiano chega a sua 81ª edição em 2024. A primeira disputa aconteceu em 1944, e o Atlético-GO foi quem levantou a taça. Atualmente, o Goiás é o maior campeão do torneio, com 28 conquistas, e a última vez que triunfou foi em 2018. O segundo maior vencedor é o atual campeão, Atlético Goianiense, com 17 vitórias. Já o Vila Nova é o terceiro, com 15 triunfos, e chega ao próximo ano em busca de quebrar o jejum de 19 anos sem vencer, a última vez que o Colorado levou o campeonato foi em 2005.

Veja Também