Quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Na penúltima rodada, 12 times já garantiram vaga na próxima fase das Champions League

Restam apenas quatro vagas abertas, que serão preenchidas na última rodada

Postado em: 30-11-2023 às 18h17
Por: Ana Clara de Assis Praxedes
Imagem Ilustrando a Notícia: Na penúltima rodada, 12 times já garantiram vaga na próxima fase das Champions League
O Arsenal goleou o Lens por 6 a 0 e se classificou para as oitavas (Divulgação/Arsenal)

Os jogos da quinta rodada da Liga dos Campeões da Europa aconteceram nesta terça (28) e quarta-feira (29). Os duelos foram cheios de emoção, contaram com goleadas e resultados que acirraram ainda mais a competição. Barcelona, Atlético de Madrid, Lazio e Borussia Dortmund, Arsenal, Inter de Milão e PSV conquistaram vaga para a próxima fase com antecedência. 

Nas rodadas anteriores, Bayern de Munique, Manchester City, RB Leipzig, Real Madrid e Real Sociedad já haviam se classificado. Restam apenas quatro vagas abertas, que serão preenchidas na última rodada, entre os dias 12 e 13 de dezembro.

Grupos 

Continua após a publicidade

No Grupo A, o líder Bayern de Munique, empatou em zero a zero com o segundo colocado, Copenhague. O clube alemão já está classificado, com 13 pontos. Já a equipe dinamarquesa é a segunda colocada, com cinco pontos, a mesma quantidade do Galatasaray, que empatou em 3 a 3 com o lanterna Manchester United, com 4 pontos. Segundo e terceiro lugar disputam a última vaga.

O Grupo B já está definido, o Arsenal venceu o Lens com uma goleada de 6 a 0 nesta quarta-feira, e chegou a 12 pontos, na liderança do chaveamento. Já o time francês está em terceiro lugar com apenas uma vitória, e não tem mais chances de se classificar. Quem passou em segundo lugar foi o PSV, que venceu o Sevilla, por 3 a 2. O clube holandês é o vice do grupo, com oito pontos, e o espanhol é último, com dois pontos.

Real Madrid é o líder do Grupo C, com 100% de aproveitamento, e 15 pontos, o clube espanhol já está classificado e terminou esta rodada com vitória de 4 a 2 sobre o Napoli. O time italiano é o segundo colocado, com sete pontos, seguido do Braga, com quarto, que empatou em 1 a 1 com o Union Berlin, que já está eliminado, com dois pontos. Napoli e Braga disputam uma vaga na última rodada. 

No chaveamento D, a situação já está definida. Com 11 pontos, Real Sociedad e Inter de Milão são os classificados. Em terceiro, com quatro pontos, RB Salzburg, e em quarto, com 1 ponto, Benfica, estão eliminados. Nesta rodada, Real Sociedad e Salzburg empataram em 0 a 0 e Benfica e Inter também empataram, em 3 a 3. 

O Grupo E também chega à última rodada definido. O líder Atlético de Madrid venceu o Feyenoord por 3 a 1, se classificando com 11 pontos, enquanto o oponente ficou em terceiro, com seis pontos. O outro jogo foi entre Lazio e Celtic, o time italiano venceu por 2 a 0 e garantiu a classificação após ocupar o segundo lugar, com 10 pontos. Já o time escocês está em último, com apenas um ponto. 

O Borussia Dortmund é o único classificado no Grupo F. Após vencer o Milan, por 3 a 1, nesta terça-feira, o time chegou a 10 pontos e se garantiu nas oitavas. Já o PSG empatou em 1 a 1 com o Newcastle. O Paris é o segundo colocado, com sete pontos, seguido de Newcastle e Milan, ambos empatados com cinco. Na última rodada, o PSG vai até a Alemanha encarar o Dortmund e terá que vencer para confirmar sua vaga sem depender de outros resultados.

Manchester City também chega a última rodada com 100% de aproveitamento, a equipe venceu o RB Leipzig por 3 a 2 e chegou a 15 pontos. Mesmo com a derrota, o time alemão está em segundo lugar, com nove pontos, e não tem mais chances de ser ultrapassado pelo terceiro e quarto colocados. Young Boys e Estrela Vermelha, que já estão eliminados, se enfrentaram nesta terça, e a equipe suíça venceu por 2 a 0. 

No Grupo H, o Barcelona é o único classificado. O time venceu o Porto por 2 a 0 e chegou a 12 pontos, a equipe portuguesa é a segunda colocada, com nove pontos.  O terceiro, Shakhtar Donetsk, também com 9, venceu o Royal Antwerp, que não pontuou e está eliminado. Na última rodada, portugueses e ucranianos se enfrentam, quem vencer confirma a classificação e o empate favorece o Porto.

Veja Também