Terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Última rodada promete emoção na parte de baixo da tabela e na definição do G-4

Ficou para 38° rodada

Postado em: 05-12-2023 às 22h36
Por: Larissy Summer Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Última rodada promete emoção na parte de baixo da tabela e na definição do G-4
A 37° rodada contou com diversas despedidas, como a de Suárez, Rever, Luiz Felipe, Vítor Roque e outros. (Foto: Lucas Figueiredo / CBF)

Resta apenas uma rodada para o fim do Campeonato Brasileiro Série A, nesta quarta (06). Todos os 20 times entram em campo, uns ainda lutando para não cair para segunda divisão, outros para melhorar a posição e entrar no G-4.

O Palmeiras é virtualmente campeão, mesmo se a equipe perder o último jogo para o Cruzeiro, Atlético Mineiro e Flamengo, concorrentes ao título, precisam golear Bahia e São Paulo, respectivamente, para tirar um alto saldo de gols que a equipe paulista tem. 

O Botafogo, sensação do primeiro turno, chegou a abrir mais de 13 pontos sobre o vice-colocado, hoje é o 5° colocado com 64 pontos e está a dez jogos sem vencer. A equipe carioca pode não conquistar a vaga direta para a Libertadores.

Continua após a publicidade

Junto com o Botafogo, o Atlético-MG, Flamengo e Grêmio disputam as últimas três vagas que completam o G-4. Em caso de vitória do alvinegro carioca, todas as outras três equipes precisam vencer para manterem a posição. Mas em caso de empate do Botafogo, ambas podem perder. 

O Fluminense e São Paulo já estão classificados para a Libertadores, pois o tricolor carioca é o atual campeão da competição e o tricolor paulista é o atual campeão da Copa do Brasil. 

O Athletico Paranaense, Corinthians, Cuiabá, Fortaleza e Internacional já estão garantidos na Sul-Americana de 2024. O Cruzeiro pode garantir a vaga nesta última rodada. 

Na briga do Z-4 três times já estão rebaixados, América Mineiro, Coritiba e Goiás disputarão a Série B de 2024, Santos, Vasco e Bahia disputam a última vaga. 

A equipe santista é 15° com 43 pontos, e depende apenas de si para escapar do rebaixamento, em caso de vitória não depende dos demais concorrentes. Se empatar precisa torcer para que Vasco ou Bahia não ganhem seus respectivos jogos.

Assim como o Santos, o Vasco também depende apenas de si para não ser rebaixado. Na 16° com 42 pontos, a equipe pode até perder contra o Bragantino, mas precisa contar com tropeço do Bahia. 

O Bahia é a única equipe dos concorrentes ao rebaixamento que não depende apenas de si, na 17° com 41. Para escapar da segunda divisão, a equipe baiana precisa vencer o seu confronto e torcer para o Vasco perder ou empatar. Caso empate contra o Atlético-MG precisa que o Vasco não ganhe. 

Agenda

Com todas as partidas acontecendo no mesmo dia e horário, quarta (06), às 21h30, exceto Goiás e América, que vão se enfrentar às 19h30, pois o confronto não interfere no posicionamento de ambas as equipes na competição. 

Os demais confrontos são: Fluminense e Grêmio, São Paulo e Flamengo, Internacional e Botafogo, Bahia e Atlético-MG, Vasco e Bragantino, Santos e Fortaleza, Cruzeiro e Palmeiras, Coritiba e Corinthians, e Cuiabá e Athletico Paranaense.

Veja Também