Terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Goiás, Atlético-GO, Anápolis e Aparecidense representam o Estado na Copa do Brasil 2024

O maior torneio nacional vai contar com 92 equipes de todos os estados do país

Postado em: 06-12-2023 às 17h57
Por: Ana Clara de Assis Praxedes
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás, Atlético-GO, Anápolis e Aparecidense representam o Estado na Copa do Brasil 2024
O sorteio dos grupos está marcado para janeiro (Lucas Figueiredo/CBF)

Com o fim da temporada 2023, os times já se preparam para o ano que vem. Prevista para começar em 21 de fevereiro, a Copa do Brasil 2024 é o foco de muitas equipes. A competição é o maior torneio nacional e vai contar com 92 equipes, com clubes de todos os estados do país. Goiás será representado por Anápolis, Atlético-GO, Aparecidense e Goiás.

O Estado tinha três vagas na competição através do estadual, mas o Goiás, que foi finalista do estadual, conquistou a vaga após ganhar a Copa Verde, e deixou uma vaga aberta para o Campeonato Goiano. Pela vantagem, o Verdão entra direto na terceira fase da competição. Quem se beneficiou desta vaga foi o Anápolis, que terminou em quarto lugar no último Goiano. Além dos dois times, o campeão do estadual, Atlético-GO e o terceiro colocado, Aparecidense, estão na competição.

A próxima edição contará com um formato diferente, será a primeira vez sem classificação pelo ranking de clubes da CBF. O ranking utilizado foi o das federações, que definiu quantas vagas cada estado tinha direito através de suas competições estaduais. Federações mais bem colocadas, como São Paulo e Rio de Janeiro, têm direito a seis vagas por meio de competições locais. Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná têm cinco vagas. Ceará, Goiás, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso, Pará e Maranhão, possuem três, enquanto os demais estados têm apenas duas vagas.

Continua após a publicidade

80 clubes irão iniciar a Copa do Brasil na primeira fase, e terão seus confrontos definidos por sorteio pela CBF, em janeiro. Cada pote terá 10 clubes, ordenados de acordo com a posição de cada um no ranking 2023 da entidade, que será divulgado após o término do Campeonato Brasileiro.

Não entram no sorteio os times classificados para Libertadores através do Brasileirão, Palmeiras, Atlético-MG, Flamengo, Grêmio, Botafogo, Red Bull Bragantino e Athletico Paranaense, o atual campeão, Fluminense, o vencedor da Copa do Brasil, São Paulo, o campeão da Copa Nordeste, Ceará, o campeão da Série B, Vitória, e o da Copa Verde.

Veja Também