Terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Após deslize do Botafogo, Palmeiras venceu seu 12º Brasileiro; Santos fechou o Z4 e amargou o seu primeiro rebaixamento

Para ganhar o título, o Porco contou com o vexame histórico do Botafogo

Postado em: 07-12-2023 às 22h29
Por: Ana Clara de Assis Praxedes
Imagem Ilustrando a Notícia: Após deslize do Botafogo, Palmeiras venceu seu 12º Brasileiro; Santos fechou o Z4 e amargou o seu primeiro rebaixamento
Palmeiras foi o grande campeão do Brasileirão 2023 (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Após 38 rodadas, o Campeonato Brasileiro Série A de 2023 chegou ao fim. Em uma temporada competitiva, cheia de surpresas e goleadas, o torneio teve seu desfecho na noite da última segunda-feira (06), com nove partidas simultâneas e muita emoção. O Palmeiras, que assumiu a liderança nos últimos jogos, chegou à final com a mão na taça, e um empate de 1 a 1 contra o Cruzeiro foi o suficiente para levar a taça do Brasileirão pela 12ª vez. 

Mas até esse fim, o enredo do campeonato mudou algumas vezes. Para ganhar o título, o Porco contou com o vexame histórico do Botafogo. A equipe carioca foi líder da competição por 31 rodadas, alcançou 13 pontos de vantagem do segundo colocado, a maior na era dos pontos corridos, e não perdeu nenhum jogo no primeiro turno. Mas o Glorioso viu o sonho do título acabar após ficar 10 jogos seguidos sem ganhar e perder a liderança a quatro rodadas do fim, o time desperdiçou uma chance inédita e ainda terminou o campeonato em quinto lugar, com 64 pontos, se classificando apenas para a Pré-Libertadores. 

Libertadores

Continua após a publicidade

Além do campeão, Grêmio, Atlético Mineiro e Flamengo terminaram a Série A no G4 e garantiram vaga na fase de grupos da Copa Libertadores 2024. Com um bom segundo turno, o Grêmio garantiu uma vaga na competição após três anos fora. Com a vitória na última rodada, por 3 a 2 sobre o Fluminense, a equipe de Porto Alegre encerrou o ano em segundo lugar, com 68 pontos. Já o Atlético-MG  terminou em terceiro lugar, com 66 pontos. Após melhorar a atuação no returno, o time chegou a sonhar com a taça, porém os pontos perdidos fizeram falta. Apesar disso, o Galo se garantiu na Libertadores. O Flamengo foi o último a garantir a vaga, mesmo com o revés contra o São Paulo, por 1 a 0, o rubro-negro terminou em quarto lugar, com 66 pontos. Em quinto e sexto lugar, Botafogo e Bragantino disputam a Pré-Libertadores. 

Copa Sul-Americana

Cinco times garantiram vaga na Sul-Americana 2024: Athletico-PR, Internacional, Fortaleza, Cuiabá, Corinthians e Cruzeiro. 

Rebaixados

A última rodada também foi decisiva para o fim da tabela. Três times já haviam sido rebaixados com antecedência: América-MG, Coritiba e Goiás. E outros três lutavam contra a queda: Vasco, Bahia e Santos.

O América foi o primeiro a cair, na 33ª rodada. O time passou os 38 jogos no Z4, e teve a pior defesa na história da competição, ao sofrer 81 gols. A equipe foi a lanterna do torneio e fez apenas 24 pontos. O Coritiba teve uma atuação parecida, passou todo o campeonato na zona de rebaixamento, sofreu 73 gols, caiu com três jogos de antecedência e conseguiu apenas 30 pontos. 


A dois jogos do fim, Goiás foi o terceiro rebaixado, após uma sequência de cinco derrotas, o Esmeraldino eliminou as chances de permanecer na primeira divisão, ao terminar com 38 pontos. Vasco e  Bahia, 15º e 16º, respectivamente, chegaram à última rodada com chances de queda, mas venceram e garantiram a permanência. Quem amargou a última vaga do rebaixamento foi o Santos. Após perder por 2 a 1 para o Fortaleza, o Peixe foi rebaixado pela primeira vez em sua história, com 111 anos na elite do futebol, o time vai jogar a Série B em 2024.

Veja Também