Terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Resumo da queda: Goiás terminou o primeiro turno fora do Z4, mas não conseguiu manter

A queda de produção do time aconteceu após a virada do turno

Postado em: 10-12-2023 às 08h38
Por: Ana Clara de Assis Praxedes
Imagem Ilustrando a Notícia: Resumo da queda: Goiás terminou o primeiro turno fora do Z4, mas não conseguiu manter
Equipe foi rebaixada com duas rodadas de antecedência (Foto: Afonso Cardoso)

Após dois anos na elite do futebol brasileiro, o Goiás não conseguiu conquistar o seu principal objetivo: permanecer na Série A. O time goiano teve um péssimo returno, e nos 38 jogos do Brasileirão acumulou nove vitórias, 18 derrotas e 11 empates, uma média de menos de um ponto por jogo. Com um aproveitamento de 32%, o time teve seu quarto rebaixamento decretado com duas rodadas de antecedência.

Mas a queda de produção do time aconteceu após a virada do turno. As 16 primeiras rodadas foram positivas para a equipe, apesar de ter visitado o Z4 algumas vezes, o Esmeraldino terminou a primeira etapa em 15º lugar, com 22 pontos. Foi no returno que o Verdão se complicou. O time passou 23 das 38 rodadas dentro da zona de rebaixamento e viu sua situação piorar ao acumular resultados ruins, inclusive dentro de casa, como a goleada para o Bahia, por 6 a 4. 

Com uma sequência ruim, o time demitiu Armando Evangelista a quatro rodadas do fim. O técnico ficou no comando por 26 jogos e só conseguiu seis vitórias, nove empates e 11 derrotas. A este ponto a equipe tinha mais de 60% de chances de ser rebaixada, e precisava ganhar todos os jogos restantes. Mário Henrique, até então técnico sub-20 da equipe, assumiu o comando e pôde fazer pouco. 

Continua após a publicidade

Sob o comando de Mário, o time acumulou três derrotas e uma vitória. Na última rodada, a equipe venceu o América Mineiro por 1 a 0, e o técnico falou sobre a situação da equipe. “Esse é o sentimento que queríamos ter tido três rodadas atrás. Que era a nossa chave para permanência. Não foi possível. Mas a felicidade é pelo que os jogadores produziram e se empenharam. Não estou feliz pelo momento do clube, mas pessoalmente muito feliz por obter a primeira vitória em uma competição tão difícil e competitiva”.

O rebaixamento do Esmeraldino veio após uma sequência de cinco jogos sem vencer. Na 36ª rodada, o time perdeu para o Grêmio por 2 a 1 e teve a queda decretada. A equipe terminou o campeonato com 28 pontos, na 18ª posição. Na temporada de 2023, além do rebaixamento no Brasileirão, o Verdão ficou com o vice-campeonato do Goiano, foi campeão da Copa Verde, foi eliminado na segunda fase da Copa do Brasil e caiu nas oitavas da Sul-Americana.

Veja Também