Terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Disputando pela primeira vez o título Mundial o Minas fica com o vice-campeonato

Foi quase

Postado em: 10-12-2023 às 22h02
Por: Larissy Summer Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Disputando pela primeira vez o título Mundial o Minas fica com o vice-campeonato
A equipe agora retorna para o Brasil e volta seu foco para a Superliga. (Foto:Deepu Thomas/FIVB)

Neste domingo (10), o Itambé Minas conquistou o vice-campeonato do Mundial de Clubes de vôlei, disputado em Bangalore, na Índia. A equipe mineira perdeu a decisão para a equipe italiana Perugia, por 3 sets a 0 (25/13, 25/21 e 25/19) e é bicampeã. Essa foi a primeira final que a equipe brasileira disputou. 

O Jogo

A partida começou com o controle de Perugia, durante o primeiro set o time italiano ditava o ritmo. A frente do placar a equipe conseguiu pontuar sem dificuldade e quando tinha a oportunidade era fatal nos contra-ataques. O Minas tentou investir no saque, mas não conseguiu encaixá-lo, desperdiçando várias bolas. O Perugia fechou o primeiro set em 25 a 13. 

Continua após a publicidade

No segundo set a equipe brasileira demonstrou uma reação, começando com uma boa troca de pontos e então conseguiu abrir uma vantagem de cinco pontos. Porém o Minas não conseguiu aproveitar essa vantagem no momento de decisão do set e acabou sofrendo o empate e a virada por 25 a 21.

No terceiro set Perugia continuou com sua superioridade em comandar o placar e ditar o ritmo do jogo. Apesar de um certo equilíbrio no começo, a equipe italiana foi mais eficiente e abriu vantagem no e conquistou o bicampeonato ao fechar o set em 25 a 19. 

Campanha

Minas e Perugia foram companheiros na fase de grupos, ambas as equipes integravam o Grupo A do Mundial de Clubes, e contava com a equipe indiana Ahmedabad Defenders. Na primeira fase a equipe brasileira avançou em segundo lugar com uma vitória e uma derrota, sendo a derrota para os italianos, que ficaram em primeiro lugar do grupo com duas vitórias. 

Na semifinal o Perugia enfrentou o Spor Kulübü, da Turquia, segundo colocado do Grupo B, por 3 sets a 0. Enquanto o Minas eliminou a equipe japonesa, Suntory Sunbirds, primeira colocada do Grupo B, em uma partida emocionante por 3 sets a 2. 

Na final o Minas perdeu novamente para os italianos Perugia, que no campeonato não perdeu nenhum set. 

Cruzeiro

O Cruzeiro foi a outra equipe brasileira que representou o país, mas que acabou não se classificando para as semifinais. A equipe mineira terminou em 3ª lugar do Grupo B com dois pontos. O Cruzeiro foi vice em 2019, mas já levantou o troféu em 2021. 

Mundial feminino

Na quarta (13), começa o Mundial de Clubes de Vôlei Feminino, que será disputado até o próximo domingo (17), em Hangzhou, na China. O Brasil terá novamente dois representantes, o Praia Clubes e o Minas.

O Minas está no Grupo A, ao lado do Eczacibasi (TUR) e do Tianjin Bohai (CHI). Tendo a sua estreia na quarta (13) contra a equipe chinesa, às 8h30 (horário de Brasília).

O Praia Clubes está no Grupo B, ao lado do Vakifbank (TUR) e do Sport Center I (VIT). O Praia estreia na quinta (14), às 3h (horário de Brasília) contra a equipe do Vietnã.

Veja Também