Fluminense vence Al Ahly e está na final do Mundial de Clubes

Em seu primeiro jogo em Mundial de Clubes, Tricolor Carioca começa com vitória

Postado em: 18-12-2023 às 19h27
Por: Larissy Summer Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Fluminense vence Al Ahly e está na final do Mundial de Clubes
Agora a equipe espera seu adversário para a grande final. (Foto: MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE F.C)

O Fluminense venceu o Al Ahly por 2 a 0 nesta terça (18) e está classificado para final do Mundial de Clubes, agora a equipe carioca espera o vencedor entre Urawa Reds ou Manchester City. Jhon Airas marcou de pênalti o primeiro gol e no final do segundo tempo Kennedy ampliou a vantagem. 

O Jogo 

A partida começou intensa, ambas as equipes procuravam o gol, o Al Ahly, equipe acostumada a disputar o Mundial de Clubes, foi menos conservadora do que o estreante Fluminense. A primeira oportunidade foi da equipe egípcia, Percy Tau fez uma jogada pela direita e finalizou de fora da área, a bola desviou na zaga tricolor e foi para escanteio.  

Continua após a publicidade

O Fluminense respondeu com Aria, o meio de campo recebeu cruzamento de Keno e finalizou de primeira e a bola explodiu na trave. O Al Ahly, mais intenso na partida, arriscava com chutes de fora da área. Felipe Melo em uma bela recuperação conseguiu evitar que Percy Tau finalizasse  grande chance de gol.  

Aos 18 minutos a equipe egípcia teve a melhor oportunidade. Em cobrança de escanteio a bola foi desviada na primeira trave e a bola sobrou na pequena área, três jogadores do Al Ahly não conseguiram finalizar e a defesa do Flu afastou o perigo.  

O Fluminense parou novamente na trave. Após cobrança de escanteio, Ganso rolou para o colombiano Arias que emendou de primeira e a bola explodiu na trave. Em um contra-ataque veloz, Shahat finaliza para o gol, mas a bola desviou em Samuel Xavier, a bola sobrou para Kahraba na pequena área, o atacante finalizou à queima roupa, mas o goleiro Fábio salvou o Fluminense. 

Na segunda etapa, a equipe de Fernando Diniz voltou melhor e teve a primeira oportunidade de abrir o placar com Arias, mas a bola vai por cima do gol. Depois foi a vez do Cano, o atacante invadiu a área após receber passe de Samuel Xavier, o chute cruzado passou perto da trave direita assustando o goleiro El Shenwy. 

O Al Ahly respondeu em contra-ataque com Ateya, mas a finalização saiu fraca e ficou fácil para o goleiro Fábio. Em outra oportunidade, em chute rasteiro de El Shahat, o arqueiro tricolor impediu o que seria o primeiro gol egípcio.  

Aos 21 minutos o juiz polonês marcou pênalti para o Fluminense, após o lateral Marcelo ser derrubado dentro da área por Percy Tau. Arias cobrou bem a penalidade tirando do El Shenawy, que acertou o canto, mas não conseguiu se esticar para impedir o gol tricolor.  

 A frente do placar o Fluminense passou a controlar a partida, enquanto o Al Ahly tentava de todas as formas chegar ao gol de empate. A equipe carioca quase ampliou com Cano, que recebeu a bola na frente do goleiro El Shenawy, mas o arqueiro cresceu e fez bela defesa da finalização do argentino. Fábio ainda salvou o Flu em grande defesa em dois tempos do chute de Taher que soltou um foguete em direção ao gol.   

John Kennedy, que entrou no segundo tempo, ampliou o placar após contra-ataque de Martinelli, o chute colocado do camisa nove terminou no fundo da rede confirmando a classificação do Fluminense para a final do Mundial.  

Agenda 

A final do Mundial será na próxima sexta (22), às 15h(horário de Brasília), no estádio Joia do Rei, em Jidá. O adversário do Fluminense será definido nesta terça (19) entre Manchester City ou Urawa Rede. (Especial O Hoje)

Ficha Técnica

Fluminense 2 x 0 Al-Ahly

Data: 18 de dezembro de 2023

Horário: 15h

Local: Cidade dos Esportes Rei Abdullah, em Jidá, Arábia Saudita 

Árbitro: Szymon Marciniak (POL)

Assistentes: Tomasz Listkiewicz, Adam Kupsik e Tori Penso (EUA)

Gols: Arias aos 23 min/ 2T e John Kennedy aos 43 min/ 2T (Fluminense)

Cartões Amarelos: Martinelli (Fluminense) e Adbelmonem (Al Ahly)

Fluminense: Fábio; Samuel Xavier (Guga), Nino, Felipe Melo (Marlon) e Marcelo (Diogo Barbosa); André, Martinelli e Paulo Henrique Ganso (Lima); Jhon Arias, Keno (John Kennedy) e Germán Cano.

Técnico: Fernando Diniz

Al Ahly: El Shenawy; Hany, Ibrahim, Abdelmonem e Ali Maaloul; Ateya (El Solia),, Akram Tawfik (Afsha), e Ashour (Rabia); Percy Tau (Taher Mohamed), Kahraba (Fouad) e El Shahat.

Técnico: Marcel Koller

Veja Também