Gaetano Di Mauro e Felipe Baptista lideram primeiro dia de treinos da Stock Car em 2024

Dois pilotos que mudaram de equipe foram os mais rápidos da sexta-feira de atividades de pista em Goiânia

Postado em: 01-03-2024 às 20h28
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: Gaetano Di Mauro e Felipe Baptista lideram primeiro dia de treinos da Stock Car em 2024
Felipe Baptista comandou a tabela do primeiro treino livre de 2024 na Stock Car | Foto: Vitória Bronzati/O Hoje

A Stock Car Pro Series finalmente abriu os trabalhos neste começo de temporada 2024. Nesta sexta-feira (01/03), os carros da principal categoria do automobilismo brasileiro voltaram a acelerar depois de dois meses e meio de pausa nas pistas, mas de muito trabalho nos bastidores.

O Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), é o palco da primeira etapa da temporada, batizada como GP Wilson Fittipaldi Júnior. E neste quente primeiro dia de trabalho, destaque para dois jovens pilotos que mudaram de casa em 2024: Felipe Baptista liderou o treino da manhã com o Toyota Corolla da Crown Racing, enquanto Gaetano Di Mauro comandou a tabela de tempos da tarde e registrou a melhor volta do dia, em 1min27s046, com o Chevrolet Cruze da Cavaleiro Sports.

Logo no primeiro dia de trabalhos do novo campeonato, a Stock Car mostrou seu habitual equilíbrio de forças. A segunda atividade da sexta-feira colocou nada menos que 21 carros no mesmo segundo em relação ao líder da tabela de tempos.

Continua após a publicidade

Foi um dia de estreias, novidades e reencontros. Como o do bicampeão Gabriel Casagrande, que agora inicia sua luta pelo terceiro título na Stock Car. Com o Cruze da A.Mattheis Vogel, o paranaense de 29 anos foi o nono mais rápido da primeira sessão e o quinto do segundo treino do dia. Os estreantes na categoria começaram muito bem 2024: Arthur Leist (Full Time Sports), por exemplo, foi o segundo mais rápido do treino livre 1, que teve Gabriel Robe (WOKIN Garra Racing) em quinto. Quem também debutou na Stock Car oficialmente foi Zezinho Muggiati (KTF Sports), campeão da Stock Series em 2023 e impulsionado para o grid da Pro graças ao maior prêmio já pago no automobilismo brasileiro, o equivalente a R$ 2,5 milhões.

Como foram os treinos

A primeira atividade oficial de pista na temporada 2024 da Stock Car Pro Series aconteceu no fim da manhã de uma quente sexta-feira (1º de março). Palco da etapa de abertura do campeonato com o GP Wilson Fittipaldi Júnior, o Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), recebeu os pilotos da principal categoria do automobilismo brasileiro. E a sessão que iniciou os trabalhos do fim de semana trouxe o mais jovem piloto do grid na ponta: Felipe Baptista.

Em sua estreia correndo com a Crown Racing, o paulista de 20 anos foi o mais rápido do primeiro treino da etapa, que é disputada no circuito misto do autódromo goiano, em traçado de 3.835 metros. Felipe virou 1min27s325 na melhor das 13 voltas percorridas. O tempo foi exatamente 0s5 melhor na comparação com o segundo colocado, o estreante Arthur Leist, da Full Time Sports. Em comum, os dois primeiros aceleram com Toyota Corolla.

A terceira posição da sessão ficou com Nelson Piquet Jr., outro piloto que em 2024 corre por nova equipe. Agora com a Cavaleiro, Nelsinho virou 1min27s936 em sua volta rápida com Chevrolet Cruze e foi seguido por Ricardo Zonta. Em quinto lugar, outro estreante entre os destaques: Gabriel Robe, com o Cruze da WOKIN Garra Racing, a mais nova equipe da Stock Car.

O calor permaneceu forte, com temperatura ambiente na casa de 32ºC, e exigiu muito dos pilotos no segundo treino livre do dia. Piquet Jr. voltou a aparecer em evidência no primeiro grupo e liderou a tabela de tempos da primeira parte da sessão com 1min27s473.

Ao longo de quase todo o período de treino para o grupo 2, Piquet Jr. sustentou a liderança geral do treino. Entretanto, nos minutos finais, o tricampeão Ricardo Maurício fez volta voadora e registrou 1min27s387. Foi o prenúncio de que tempos melhores estavam por vir. Ricardo Zonta superou o paulista da Eurofarma RC e colocou o Toyota Corolla #10 na frente por apenas 0s011 de diferença.

E aí apareceu Gaetano Di Mauro. Com excelente volta, o piloto estreou com a Cavaleiro Sports marcando o melhor tempo da sexta-feira: 1min27s046, tempo suficiente para fazê-lo desbancar Felipe Baptista e se consolidar como o mais rápido do dia.

Bom começo

Gaetano destacou o empenho da equipe chefiada por Beto Cavaleiro e todo o trabalho que antecedeu o início dos treinos livres em Goiânia. “Estou bem feliz com nosso desempenho. Trabalhamos muito antes do começo da temporada para que isso acontecesse. O time fez de tudo, se estruturou ao máximo, e isso é fruto do trabalho que vem sendo feito, com muito empenho de todo o time, mecânicos e engenheiros. Ficamos até tarde ajustando o carro, e fiz o banco hoje era quase 1h30 da manhã. Feliz por representar bem todo o esforço que foi feito, mas temos de ter os pés no chão e focar em nosso objetivo”, disse.

Líder do primeiro treino livre do ano e sétimo colocado na sessão da tarde, Felipe Baptista se mostrou confiante no que pode mostrar. O piloto vem de uma temporada na qual mostrou ascensão ao ter finalizado o campeonato passado na nona colocação.

“Foi um dia bem positivo, e começar o ano na frente é sempre muito bom. Os treinos foram muito bons, e acho que a gente tem um carro para ser competitivo amanhã. Acredito que vamos conseguir ir para o Q3 e brigar pela pole amanhã, então estou bem animado com o fim de semana e ver o que vamos fazer nessa primeira etapa. Feliz com o ambiente dentro da equipe, bem leve e, ao mesmo tempo, bem profissional, então está sendo bem gostoso de conviver com todo mundo. O balanço é bem positivo, e agora é replicar isso amanhã. Quem sabe, possamos sair daqui na ponta do campeonato”, finalizou.

Tem corrida neste sábado

O segundo dia do cronograma da Stock Car em Goiânia será bastante movimentado no Autódromo Internacional Ayrton Senna. Às 11h, está marcada a sessão classificatória que vai definir o primeiro pole position de 2024. Pouco depois, a partir de 13h, os fãs terão uma grande novidade com a visitação aos boxes, que neste ano vai acontecer também aos sábados. O dia será completado com a primeira corrida Sprint da Stock Car, com largada prevista para 14h40.

O cronograma será completado no domingo. A visitação aos boxes está marcada para 10h, e pouco depois, ao meio-dia, os pilotos vão largar para a corrida principal do GP Wilson Fittipaldi.

A Stock Car Pro Series é transmitida ao vivo pela Band na TV aberta, SporTV e BandSports na TV por assinatura, além dos canais oficiais da categoria no YouTube, Facebook e TikTok, Motorsport.tv — atingindo mais de 150 países em cinco idiomas diferentes a cada etapa —, canal da Tribo do Gaules na Twitch, MAVTV Brasil Motorsports Network e MAVTV América do Norte.

Veja Também