Segunda-feira, 15 de abril de 2024

Matheus Comparatto vence corrida desafiadora com chuva no Velocitta

Álvaro Cho concluiu o fim de semana como líder da tabela de pontos

Postado em: 24-03-2024 às 16h00
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: Matheus Comparatto vence corrida desafiadora com chuva no Velocitta
Pilotos do grid tiveram grande aprendizado com a forte chuva deste domingo | Foto: Marcelo Machado de Melo/Vicar

Com muita chuva, a Fórmula 4 Brasil Certificado pela FIA finalizou neste domingo (24), primeira etapa da temporada 2024. Depois de Álvaro Cho e Ethan Nobels triunfarem no último sábado, com pista seca, desta vez foi Matheus Comparatto quem subiu ao topo do pódio, em etapa na qual as três equipes do grid comemoraram triunfos, marcando o equilíbrio que deve pautar o campeonato ao longo de todo o ano.

Destaque também para Rafaela Ferreira, que conquistou seu melhor resultado na categoria ao finalizar a corrida deste domingo na segunda colocação. E Gino Trappa faturou o primeiro pódio argentino na Fórmula 4 Brasil com o terceiro lugar geral e vencedor entre os “rookies”.

A forte chuva que deu as caras em Mogi Guaçu desde os primeiros minutos da manhã colocou os jovens pilotos da categoria diante de um enorme aprendizado. Para muitos, foi um verdadeiro ‘batismo nas águas’, marcando a estreia na Fórmula 4 Brasil. Para Álvaro Cho, no entanto, ficou o revés por conta de um problema intermitente nas luzes sinalizadoras do seu carro, cenário que o levou aos boxes para que a equipe tentasse fazer os reparos. Quem se deu bem, no fim das contas, foi Matheus Comparatto, que herdou a liderança.

Continua após a publicidade

Comparatto abriu bem na ponta, com Rafa Ferreira e Gino Trappa logo atrás. Ethan Nobels e Rogério Grotta protagonizaram uma disputa acirrada pela quarta posição, com o estreante belga se defendendo bem dos ataques. Grotta conseguiu a ultrapassagem pouco depois, em um movimento certeiro. Entretanto, Nobels retomou a posição em seguida após o adversário escapar rapidamente na curva 2.
A prova seguiu com Gino Trappa pressionando Rafa Ferreira pela segunda posição, mas um escorregão do argentino o tirou da disputa. Com isso, Ethan Nobels e Rogério Grotta subiram para quarto e quinto, respectivamente.

Faltando pouco mais de cinco minutos para o fim, Nobels buscava a terceira posição, mas perdeu aderência e saiu da pista. Quem herdou o posto foi Gino Trappa, depois de ter superado Grotta. Em seguida, o safety-car foi acionado novamente, permanecendo até o fim da prova, o que decretou a vitória de Comparatto, com Rafaela Ferreira em grande jornada, na segunda posição, e Trappa garantindo o primeiro pódio argentino na categoria.

Comparatto destacou a condição da pista, que serviu como aprendizado: “A Fórmula 4 tem o intuito de ensinar, então entendo que foi uma boa corrida. Acho que, na categoria, nunca teve uma chuva tão forte. Teve ano passado uma ‘chuvinha’, mas nada como hoje. Fico feliz, e agora é comemorar.”

Cho lidera por 2 pontos

A escapada de Ethan Nobels nas voltas finais da prova acabou por ajudar Álvaro Cho a finalizar a etapa de abertura do campeonato na liderança. O piloto da TMG Racing fecha o fim de semana com 40 tentos, apenas dois a mais na comparação com Matheus Comparatto. Destaque também para Rafa Ferreira, com 35, na terceira posição.

Em seguida, empate triplo entre os novatos Nobels, Ciro Sobral e o já experiente na categoria, Lucca Zucchini, ambos com 26 tentos.

A Fórmula 4 Brasil agora se prepara para a segunda etapa da temporada 2024, marcada para os dias 19 a 21 de abril no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Veja Também