Brasil enfrenta Uruguai na cidade de Londres em jogo de amistoso

Na quinta partida depois de encerramento do Mundial da Rússia, equipe liderada pelo técnico Tite quer evoluir renovação

Postado em: 16-11-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Brasil enfrenta Uruguai na cidade de Londres em jogo de amistoso
Na quinta partida depois de encerramento do Mundial da Rússia, equipe liderada pelo técnico Tite quer evoluir renovação

Brasil enfrenta Uruguai na cidade de Londres em jogo de amistoso (Foto: Divulgação)

*Luiz Felipe Mendes

De um lado, Neymar e Firmino. Do outro, Cavani e Suárez. Craque é o que não vai faltar no amistoso de hoje, às 18 horas, no estádio do Arsenal, com o nome de Emirates Stadium. O duelo, o qual acontece em Londres, na Inglaterra, coloca frente a frente dois rivais históricos da América do Sul. No penúltimo jogo antes do fim do ano, Brasil e Uruguai medem forças em embate que já está marcado pela quantidade de desfalques.

Continua após a publicidade

A partida de logo mais tinha tudo para ser um amistoso mais do que interessante pela quantidade de jogadores talentosos em ambos os times. É claro que ainda vai ser um confronto atraente, sobretudo por causa do histórico entre as duas seleções. Além do mais, será a primeira vez que elas se enfrentarão fora da América – foram 74 jogos na América do Sul e um na América do Norte, no México. Para completar, as duas não se encontram em amistosos desde 1995, quando os tupiniquins venceram por 2 a 0. Adversários de muita história, com o Maracanaço como a mais marcante, o confronto de hoje tem sem dúvidas muito peso.

Porém, poderia ter mais peso ainda. Recentemente, a Celeste vem se firmando como as maiores potências do futebol mundial. Bicampeã da Copa do Mundo, a equipe sempre foi gigante, mas sofreu com períodos de seca de títulos. Desde a Copa de 2010, no entanto, o Uruguai vem sempre dando trabalho, inclusive tendo vencido a Copa América de 2011. Com atletas renomados internacionalmente, como os atacantes Luís Suárez, do Barcelona, e Edinson Cavani, do Paris Saint-Germain, o time de Óscar Tabárez infelizmente não vai poder contar com o goleiro Muslera e os zagueiros Diego Godín e Giménez, titulares, além dos reservas Coates, Gastón Silva e Cabaco.

No ambiente canarinho a situação não é diferente. O técnico Tite precisou cortar o lateral-esquerdo Marcelo e o volante Casemiro, ambos do Real Madrid, e o meia Philippe Coutinho, do Barcelona. A ausência dos dois primeiros foi moderadamente bem suprida, pois Filipe Luís e Walace jogam exatamente na mesma função, respectivamente. A vaga deixada por Coutinho, porém, é mais complicada, porque a comissão técnica não chamou ninguém com as mesmas características do meia. O substituto deve ser provavelmente Renato Augusto, que foi convocado justamente quando Coutinho se machucou, ou Tite pode optar por um esquema mais conservador, com Paulinho na posição.

Para Brasil e Uruguai, o jogo de hoje será o penúltimo amistoso no intenso ano de 2018. Depois do clássico sul-americano, a seleção brasileira se prepara para enfrentar Camarões na próxima terça-feira, novamente em Londres. Enquanto isso, o Uruguai, também na terça-feira, vai travar um duelo com a atual campeã mundial França, reeditando as quartas de final da Copa do Mundo da Rússia. Após esses compromissos, os dois times vão descansar, mas já de olho na Copa América do ano que vem, que será disputada no nosso país e deve marcar o fim do ciclo de alguns atletas de Tite.

 Ficha técnica: Brasil x Uruguai  

Local: Emirates Stadium, hoje, às 18 horas, em Londres, Inglaterra. Árbitro: Craig Pawson (Inglaterra). Assistentes: Steve Child (Inglaterra) e Ian Hussin (Inglaterra). Brasil: Kléver; André Castro (Jonathan), Roger Carvalho, Gilvan e Bruno Pacheco; Paulinho, Igor, Andrigo (Luiz Fernando), Jorginho e Niltinho (Diego Rosa); Walter

Técnico: João Paulo Sanches

 Uruguai: Martín Silva; Emiliano Velázquez, Martín Cáceres, Bruno Méndez e Diego Laxalt; Lucas Torreira, Bentancur, Gastón Pereiro e Arrascaeta; Cavani e Suárez. Técnico: Óscar Tabárez.  

Veja Também