Com arbitragem polêmica, Flamengo vence Atlético-GO por 2 a 1 na estreia do Brasileirão Série A

O jogo contou com três expulsões, dois pênaltis e gols anulados

Postado em: 14-04-2024 às 21h33
Por: Ana Clara de Assis Praxedes
Imagem Ilustrando a Notícia: Com arbitragem polêmica, Flamengo vence Atlético-GO por 2 a 1 na estreia do Brasileirão Série A
O revés acabou com a invencibilidade de 15 jogos do Dragão (Foto: Afonso Cardoso)

Neste domingo (14), o Atlético-GO perdeu para o Flamengo por 2 a 1, na primeira rodada do Brasileirão Série A. No retorno do Dragão à primeira divisão, seu primeiro desafio foi vencer um dos favoritos ao título. Diante do Serra Dourada cheio, a partida foi muito movimentada, mas quem roubou a cena foi a arbitragem. O Atlético teve três expulsões, Alix, Maguinho e Jair Ventura, gol anulado e um pênalti contra que dividiu opiniões. Outro fator que chamou atenção foi o gramado do Serra Dourada, muito criticado pela comissão técnica flamenguista. 

O jogo

A partida começou movimentada, o Atlético assumiu a postura de dono da casa e não se intimidou com o favoritismo do Flamengo. Os minutos iniciais foram acirrados, antes do cinco, Shalyon bateu ao gol de cabeça, mas a bola ficou na mão do goleiro. A primeira boa chance do Flamengo foi com Cebolinha. Ele chutou de fora da área e a bola passou perto da trave. O clima da partida começou a esquentar após as decisões da arbitragem serem questionadas. Aos 13 minutos, o técnico Jair Ventura recebeu cartão vermelho e foi expulso por reclamação. 

Continua após a publicidade

Sem o comandante na beira do campo, o Dragão parou duas vezes nas mãos de Rossi e não conseguiu abrir o placar. Do lado dos visitantes, o Flamengo teve sete finalizações, mas apenas duas foram no alvo. Aos 43 minutos, mais uma intervenção da arbitragem desagradou o Atlético. O zagueiro Alix Vinícius foi expulso após fazer falta em Pedro. Na cobrança, De La Cruz fez uma bela batida e mandou no ângulo, sem chances para defesa e fez seu primeiro gol com a camisa do clube carioca. 

Na volta do segundo tempo, o Dragão se apresentou mais organizado e buscou o empate. Com pressão, os donos da casa marcaram aos 17 minutos, com Luiz Fernando, que recebeu cruzamento e mandou de cabeça. O Dragão teve a chance de virar o jogo minutos depois, Léo Pereira trombou com Luis Felipe e o árbitro marcou pênalti. Na batida, o camisa 10, Shaylon desperdiçou a chance e mandou na trave. O Atlético tentou desempatar, e mais uma vez teve a oportunidade, mas o VAR pegou impedimento de Emiliano Rodriguez. O duelo seguiu movimentado e nos minutos finais, a última polêmica. Bruno Henrique e Maguinho se chocaram em disputa de bola e após analisar o VAR, o árbitro apontou pênalti e expulsou o volante atleticano por reclamação. Pedro cobrou a penalidade no canto do goleiro e garantiu a vitória do Flamengo por 2 a 1.

Ficha técnica

Atlético-GO 1 x 2 Flamengo 

Data: 14 de abril de 2024

Hora: 16h00

Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia

Arbitragem: André Luiz Skettino Policarpo Bento

(MG)

Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira e Leonardo Henrique Pereira (MG)

Cartões amarelos: Adriano Martins, Guilherme Romão, Rhaldney, Alejo Cruz e Love (Atlético-GO); Fabrício Bruno e Léo Pereira (Flamengo)

Cartões vermelhos: Alix, Maguinho e Jair Ventura (Atlético-GO)

Gols: Luiz Fernando aos 17 min/2T; De La Cruz aos 51 min/1T e Pedro aos 56 min/2T

Atlético-GO: Ronaldo; Maguinho, Adriano Martins (Pedro Henrique), Alix Vinicius, Guilherme Romão, Rhaldney (Yony González), Baralhas, Shaylon, Alejo Cruz (Luiz Felipe), Luiz Fernando (Max), Emiliano Rodríguez (Derek)

Técnico: Jair Ventura

Flamengo: Rossi, Ayrton Lucas, Fabrício Bruno, Léo Pereira (Carlinhos), Vinã (Gerson), Erick Pulgar, De La Cruz (Lorran), Arrascaeta, Luiz Araújo (Victor Hugo), Pedro, Everton Cebolinha (B. Henrique)

Técnico: Tite

Veja Também