Quinta rodada do Brasileirão feminino é marcada por protestos contra assédio 

Os times da categoria se juntaram em apoio às atletas do Santos

Postado em: 16-04-2024 às 09h23
Por: Ana Clara de Assis Praxedes
Imagem Ilustrando a Notícia: Quinta rodada do Brasileirão feminino é marcada por protestos contra assédio 
Em todos os jogos, as atletas taparam a boca em sinal de protesto (Foto: Rodrigo Gazzanel)

A quinta rodada do Brasileirão Feminino A1 terminou nesta segunda-feira (15). Além dos gols e placares variados, as manifestações das jogadoras chamaram atenção. Em todos os jogos da rodada, as atletas permaneceram com as mãos na boca durante o hino nacional, em protesto contra o assédio no futebol feminino. Os times da categoria se juntaram em apoio às atletas do Santos, que denunciaram o técnico Kleiton Lima por assédio sexual e moral. 

No jogo de abertura da rodada, entre Palmeiras e Avaí Kindermann, as atletas iniciaram a série de protestos e tiraram uma foto com a boca tapada. As camisas 19 de cada time, Letícia e Siméia posaram de costas, o número faz referência a quantidade de atletas que denunciaram o técnico, em setembro do ano passado. Após a divulgação da notícia, o treinador foi demitido. Porém, a equipe voltou atrás e recontratou Kleiton depois de abrir um processo administrativo e afirmar que não encontrou indícios de assédio. 

A volta dele ao comando gerou o protesto de jogadoras de todo o Campeonato Brasileiro. Após uma rodada cheia de protestos, o Santos emitiu uma nota nesta segunda-feira (15), informando que Kleiton solicitou desligamento da equipe para “preservar sua família, sua integridade e o próprio Santos Futebol Clube”, e afirmou que esta foi uma decisão pessoal do treinador.

Continua após a publicidade

Além dos protestos, a rodada contou com muito futebol. O Palmeiras venceu o Avaí Kindermann por 4 a 0. O Corinthians derrotou o Santos dentro de casa, por 3 a 0 e segue com 100% de aproveitamento. No clássico mineiro, o América-MG venceu o Atlético-MG de goleada, por 6 a 0. Cruzeiro e Real Brasília tiveram um confronto equilibrado que terminou em 1 a 1. O São Paulo engatou a terceira vitória e superou o Botafogo por 3 a 0, garantindo a vice-liderança. A Ferroviária venceu o Fluminense de virada, por 2 a 1, e Flamengo e Bragantino empataram em 2 a 2.

Veja Também