Stock Car celebra 45 anos em Interlagos

Categoria estreou em 22 de abril de 1979 e festeja marco no próximo domingo (21)

Postado em: 17-04-2024 às 20h30
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: Stock Car celebra 45 anos em Interlagos
O começo de tudo, há quase 45 anos: Stock Car nasceu em 22 de abril de 1979 | Foto: Paulo Dias Nunes

A Stock Car Pro Series nasceu oficialmente em 22 de abril de 1979, quando dez pilotos alinharam no grid do Autódromo Internacional de Viamão, próximo a Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O que veio a seguir foi a construção de uma história baseada em muito trabalho e sucesso, com o envolvimento fundamental de uma legião de equipes, pilotos, profissionais de todas as esferas e uma base de fãs cada vez maior.

Nestas 45 temporadas, a Stock Car se consolidou como a mais importante competição do esporte a motor nacional e uma das mais competitivas e imprevisíveis do mundo. Como resultado, historicamente tem atraído cada vez mais pilotos renomados do Brasil e do exterior, registrando sequencialmente números notáveis.

Ao todo, mais de 400 pilotos já tiveram a oportunidade de correr na Stock Car, que já realizou 613 corridas desde seu início e coroou 19 pilotos diferentes como campeões. Vinte circuitos já receberam ao menos uma prova da categoria, sendo dois deles no exterior: Buenos Aires, na Argentina, e no Estoril, em Portugal.

Continua após a publicidade

Desde Affonso Giaffone Júnior, ganhador da primeira corrida da história da categoria, até Felipe Massa, o último a ingressar na galeria dos vencedores, no ano passado, a Stock Car reuniu 77 pilotos que já triunfaram pelo menos uma vez (18,6% de todos os que largaram na categoria). E 123 competidores (ou quase um terço do total) já visitaram o pódio da categoria, que frequentemente chega a colocar mais de 25 pilotos separados por meio segundo em suas atividades de pista. Cinco montadoras escreveram suas respectivas histórias no grid da Stock Car, um número que deve crescer em 2025. Onze modelos diferentes já frequentaram o grid.

História da Stock Car em números

Pilotos que já correram de Stock Car: 414
Corridas já disputadas: 613
Campeões: 19
Vencedores de corrida: 77
Circuitos: 20
Montadoras: 5 (Chevrolet, Mitsubishi, Volkswagen, Peugeot e Toyota)
Modelos diferentes: 11

Veja Também