Porsche e Ferrari lideram treinos livres das 6 horas de Spa-Francorchamps

Tripulação líder do campeonato registrou o melhor tempo desta quinta-feira

Postado em: 09-05-2024 às 20h49
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: Porsche e Ferrari lideram treinos livres das 6 horas de Spa-Francorchamps
Ferrari liderou o primeiro treino livre com direito a 1-2 em Spa-Francorchamps | Foto: DPPI/FIA WEC

Terceira etapa da temporada 2024 do FIA WEC, o Campeonato Mundial de Endurance da FIA, as 6 Horas de Spa-Francorchamps abriu o cronograma de atividades de pista, nesta quinta-feira (9), com duas sessões de treinos livres de 90 minutos cada. Foi um dia intenso, e todos os 37 carros do grid completaram número significativo de voltas em uma das pistas mais famosas do mundo e presente no calendário do campeonato desde seu primeiro ano, 2012.

Na classe Hypercar, o melhor tempo ficou com a Porsche Penske Motorsport, que lidera o Mundial com o Porsche 963 pilotado por André Lotterer, Kévin Estre e Laurens Vanthoor. Estre virou 2min04s162 no início da segunda sessão e posicionou a equipe na frente. No período da manhã, a volta mais rápida ficou com a Ferrari AF Corse. Antonio Fuoco cravou 2min05s690 com a Ferrari 499P, pilotada também por Miguel Molina e Nicklas Nielsen.

A classe LMGT3 também viu duas fabricantes diferentes na liderança dos treinos livres. O experiente espanhol Daniel Juncadella foi o mais rápido da primeira sessão e também do dia com o Corvette Z06 LMGT3.R, tripulado também por Hiroshi Koizumi e Sébastien Baud. Em sua melhor passagem, Juncadella anotou 2min20s885. A segunda atividade foi liderada pelo Lexus RC F LMGT3 da Akkodis ASP Team. O austríaco Clemens Schmid marcou 2min21s257 como melhor tempo, seguido muito de perto pela tripulação feminina da Iron Dames, com a belga Sarah Bovy registrando o melhor tempo do Lamborghini Huracan LMGT3, enquanto Valentino Rossi foi o responsável por colocar a BMW M4 na terceira colocação no período da tarde.

Continua após a publicidade

Ferrari e Corvette lideram pela manhã

O primeiro treino livre do fim de semana foi dominado pela Ferrari AF Corse, que marcou 1-2 entre os Hypercars. Além da volta mais rápida do período, registrada por Antonio Fuoco, Antonio Giovinazzi virou 2min06s831 na sua passagem mais rápida, a 1s141 do primeiro tempo, para consolidar as duas primeiras posições para a escuderia italiana.

Destaque entre os Hypercars também para a Lamborghini Iron Lynx, que cravou o terceiro lugar pelas mãos de Daniil Kvyat, que virou 2min06s998 a bordo do SC63. A Alpine Endurance Team também andou bem na atividade e assegurou o quarto melhor tempo com Nicolas Lapierre, que virou 2min07s020 com o Alpine A424. A Ferrari colocou seu terceiro Hypercar no grupo dos cinco primeiros com o chinês Yifei Ye, registrou 2min07s087.

Na LMGT3, a grande marca do primeiro treino foi o equilíbrio de forças, com seis marcas diferentes nas seis primeiras posições. Coube ao espanhol Daniel Juncadella a melhor volta da sessão. Com o Corvette Z06 LMGT3.R, o piloto marcou sua melhor volta em 2min20s885, 0s3 mais rápido que o italiano Davide Rigon com a Ferrari 296 LMGT3. Daniel Mancinelli colocou o Aston Martin Vantage AMR LMGT3 da Heart of Racing em terceiro lugar, seguido pelo Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2 da Iron Dames pilotado por Michelle Gatting. O top-5 foi completado pelo piloto local Maxime Martin com a BMW M4 LMGT3 do Team WRT.

Companheiro de equipe do brasileiro Nicolas Costa, o suíço Grégoire Saucy colocou a McLaren 720S LMGT3 Evo na sexta colocação com o tempo de 2min22s035. E Augusto Farfus posicionou a BMW M4 LMGT3 na oitava posição com 2min22s275.

Porsche faz volta mais rápida

Os melhores tempos vieram no segundo treino. Logo nos primeiros minutos, Kévin Estre anotou 2min04s162 com o Hypercar Porsche 963 #6 líder do campeonato. Outros quatro carros também quebraram a barreira dos 2min05s, intransponíveis pela manhã: a Ferrari 499P com Fuoco e o tempo de 2min04s283; o Cadillac V-Series.R de Alex Lynn, em 2min04s341; o Toyota GR010 – Hybrid com Kamui Kobayashi ao volante e 2min04s883 como volta mais rápida; e o Porsche 963 pilotado por Callum Ilott, da Hertz Team JOTA, que registrou 2min04s956 em sua melhor passagem.

As colocações foram mantidas até o fim da sessão, em um cenário de muito equilíbrio, onde os três primeiros Hypercars foram separados por meros 0s179.

Entre os LMGT3, coube ao austríaco Clemens Schmid, chamado de última hora para substituir Timur Boguslavskiy, registrar o tempo de 2min21s257 para liderar a sessão na categoria. Contudo, a marca foi um pouco acima do estabelecido por Dani Juncadella pela manhã. O espanhol foi o quarto mais rápido da tarde, tendo sido superado também por Valentino Rossi, dono da melhor volta da tripulação do BMW M4 LMGT3 do Team WRT. Destaque novamente para a Iron Dames, que nos minutos finais garantiu o segundo melhor tempo do treino livre 2 com a belga Sarah Bovy e o tempo de 2min21s372.

Companheiro de equipe de Nicolas Costa, James Cottingham virou 2min22s784 com a McLaren da United Autosports, terminando em 12º, e o indonésio Sean Gelael acelerou durante a maior parte da sessão com a BMW M4 guiada também por Augusto Farfus e Darren Leung para ficar em 17º na classe, uma posição atrás da tripulação líder do campeonato, formada por Klaus Bachler, Joel Sturm e Aliaksandr Malykhin a bordo do Porsche 911 GT3 R LMGT3.

“Foco na classificação e na corrida”

Nicolas Costa descreveu o maior desafio encontrado neste início de jornada em Spa-Francorchamps. “Os treinos foram bem interessantes. A pista está tendo uma degradação de pneu bem maior do que antecipamos, não só para o nosso carro, mas para todos os outros. Então, estamos estudando estratégias diferentes nos dois carros para tentar chegar em um caminho para ir”, disse o carioca de 32 anos.

“Fomos bem no primeiro treino. Agora é importante continuarmos trabalhando no foco para a classificação amanhã, mas o mais importante é a corrida, que será muito longa”, complementou o piloto da United Autosports.

A programação desta sexta-feira em Spa-Francorchamps prevê mais um treino livre, a partir de 6h, enquanto as sessões classificatórias e Hyperpole começam às 9h45. A largada da TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps está marcada para 8h (horário de Brasília) de sábado.

O BandSports transmitirá as 6 Horas de Spa-Francorchamps pela TV por assinatura e integralmente por meio do canal no YouTube Esporte na Band, site da Band e no aplicativo Bandplay. Nestes, a transmissão começa às 7h30 de sábado. Por meio do seu canal no YouTube, o site Grande Prêmio também transmitirá a prova ao vivo na íntegra. Na sexta-feira, o canal também exibe ao vivo o treino livre, às 5h50, e a sessão classificatória que vai definir o grid de largada, a partir de 9h35.

Veja Também