Seleção recebe o Catar, em Brasília

Antes do início da competição continental, seleção brasileira recebe o primeiro dos dois amistosos marcados para os próximos dias

Postado em: 05-06-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Seleção recebe o Catar, em Brasília
Antes do início da competição continental, seleção brasileira recebe o primeiro dos dois amistosos marcados para os próximos dias

Luiz Felipe Mendes

No próximo dia 14, o Brasil encara a Bolívia na abertura da Copa América. Antes disso, no entanto, a equipe disputa dois amistosos preparatórios para o torneio seguinte. Hoje, às 21h30, a Seleção recebe o Catar no Estádio Mané Garrincha com escalação já definida pelo técnico Tite. Na defesa, a eficiente dupla formada por Marquinhos e Miranda está bancada, e no ataque o astro Neymar será titular, apesar das recentes polêmicas.

Continua após a publicidade

“Primeira coisa que vou dar é um choque de realidade: acabou Brasileiro e acabou Champions. Agora é a nova realidade. O que era para curtir e comemorar, deu”, assim definiu o técnico Tite sobre a chegada dos atletas para os treinamentos há alguns dias. Jogadores que faturaram o título da Liga dos Campeões pelo Liverpool, tais como o goleiro Alisson e o centroavante Firmino, vão começar no banco de reservas justamente por causa do desgaste de terem atuado no sábado passado pela decisão do campeonato europeu, diante do Tottenham. Assim, os escolhidos para as respectivas posições são Ederson e Gabriel Jesus, este último bastante criticado até hoje por suas atuações na Copa do Mundo.

Em contrapartida às críticas recebidas lá na frente, a dupla de zaga que será titular chama a atenção pela solidez defensiva. Pela seleção brasileira, Marquinhos e Miranda fizeram 15 jogos juntos, com incríveis 14 vitórias e apenas um empate. Invictos com a amarelinha, eles se destacaram nas Eliminatórias para o Mundial da Rússia, ainda que posteriormente Thiago Silva tenha conquistado a vaga de Marquinhos. Porém, como Thiago e Miranda se encontram em idade mais avançada (eles terão 38 anos na próxima Copa), o principal jogador da defesa será Marquinhos. O seu companheiro ficará entre os dois outros zagueiros, que vão dar a famosa “boa dor de cabeça” para Tite. No amistoso de hoje, Miranda vai ser o escolhido, em uma dupla que sofreu apenas dois gols atuando em conjunto.

No setor ofensivo, Neymar segue como titular, apesar de estar lidando com uma conturbada denúncia de estupro feita no último final de semana. O lateral direito Daniel Alves usará a braçadeira de capitão. O adversário do amistoso de hoje não é dos mais qualificados historicamente, mas vale lembrar que se trata do atual campeão da Copa da Ásia, conquistada com um placar de 3 a 1 sobre o Japão. O Catar vem buscando evolução no mundo do futebol, e inclusive estará presente como convidado na Copa América. Para completar, será o país-sede do próximo Mundial, em 2022. Depois de encarar os asiáticos, o Brasil ainda faz um outro amistoso contra Honduras no domingo que vem.

 

Veja Também