Firmino marca na prorrogação e estraga a festa do Flamengo

Em partida disputada do início ao fim, o Liverpool é o campeão do Mundial de Clubes em 2019, dando troco histórico, após 38 anos da derrota de 3 a 0, mas o placar foi ‘magro’ – Foto: Reprodução.

Postado em: 21-12-2019 às 17h20
Por: Nielton Soares
Imagem Ilustrando a Notícia: Firmino marca na prorrogação e estraga a festa do Flamengo
Em partida disputada do início ao fim, o Liverpool é o campeão do Mundial de Clubes em 2019, dando troco histórico, após 38 anos da derrota de 3 a 0, mas o placar foi ‘magro’ – Foto: Reprodução.

Nielton Soares

Roberto Firmino foi o carrasco do Flamengo no Mundial de Clubes. Na prorrogação, o atacante do Liverpool marcou o único gol do jogo, quando o lance iniciou com Mané recebendo e lançando para Henderson, que passou para o brasileiro, entrando livre na área, tirando Rodrigo Caio e Diego Alves, mandando a bola direto para as redes. 

O Flamengo quase empatou, para levar para os pênaltis, nos minutos finais da segunda etapa da prorrogação, com lance de Vitinho, que recebeu pela direita, tentou por duas vezes o cruzamento para trás, até encontrar Lincoln livre na área, que recebeu, mas chutou por cima da trave, registrando mais um desperdício do rubro-negro.

Continua após a publicidade

Essa segunda etapa da prorrogação, o rubro-negro iniciou pressionando. Com Diego chutando de fora e a bola explodindo na zaga do Liverpool, sobrando para Gabriel, que dominou, mas chutou para fora.

Primeiro e segundo tempo normal 

Nos primeiros minutos da partida, os brasileiros levaram um susto com jogada de Alexander-Arnold, entrando na diagonal e chutando cruzado para a bola passar muito perto da trave direita de Diego Alves. No contra-ataque, Gabriel pegou o rebote de lance de Bruno Henrique e Joe Gomes, mas a bola parou na defesa do Liverpool.

Em outra oportunidade de gol, Bruno Henrique recebeu pela esquerda, driblou Joe Gomez, porém foi parado por Alisson, em lance que já não valia, pois o bandeirinha apontava impedimento.

No começo da segunda etapa, o Liverpool retornou com todo o gás, levando perigo aos flamenguistas no primeiro minuto. Quando Roberto Firmino recebeu lançamento de Henderson, deu um lençol em Rodrigo Caia e finalizou dentro da área, acertando a trave do goleiro Diego Alves. 

Com isso, o time inglês cresceu e avançou, poucos minutos depois, em triangulação, Arnold recebeu e cruzou para Salah, que se antecipou e chutou a bola para perto do gol do rubro-negro.

A reação foi logo na sequência, com Gabriel recebendo de Everton Ribeiro, batendo cruzado, mas Alisson estava atento e espalmou para escanteio, quando a bola buscou o canto direito da trave. 

A partir daí, o Flamengo foi para cima do Liverpool, com troca de passes e buscando mais espaço, Arrascaeta passou para Gabriel, que conseguiu vazar a defesa do adversário e chupar forte, explodindo em Van Dijk. E, nesse momento a partida já finalizava com placar zerado,  seguindo a decisão final para a prorrogação. 

A partida aconteceu no Estádio Khalifa International, em Doha, capital do Catar. Após 38 anos, o rubro-negro esteve muito próximo de conquistar mais um Mundial de Clubes. A última vitória do time aconteceu em 1981, contra o mesmo clube dessa competição, quando venceu por 3 a 0, no Estádio Olímpico de Tóquio (Japão).

Hegemonia europeia 

O Flamengo buscou desafiar a hegemonia europeia nessa decisão do Mundial de Clubes com essa partida. O time fez  com excelente campanha, sendo campeão do Brasileirão e da Libertadores neste ano.

Os Europeus reinam na competição desde a campanha vitoriosa do Corinthians sobre o time inglês Chelsea, em 2012. De lá para cá, os times sul-americanos apenas ficaram pelo caminho, dentre eles, o poderoso River Plate, que quase chegou duas vezes; San Lorenzo e Grêmio também não conseguiram avançar, sendo que um ou outro nem foram à final. 

Ficha técnica

Liverpool: Alisson; Alexander-Arnold, Joe Gomez, Van Dijk, Robertson; Henderson, Keïta (Milner), Oxlade-Chamberlain (Lallana), Salah; Roberto Firmino (Origi) e Mané

Flamengo: Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí, Filipe Luís; Willian Arão (Berrío), Gerson (Lincoln); Everton Ribeiro (Diego); Arrascaeta (Vitinho), Gabriel e Bruno Henrique. 

Os árbitros dessa partida foram: Abdulrahman Al-Jassim (Catar), assistentes, Taleb Al Marri (Catar) e Mustapha Ghorbal (Argélia).

Semifinal

Na seminal, o Flamengo venceu o Al Hilal, por 3 a 1, em primeiro jogo da competição, no último dia 17. Já o Liverpool foi vitorioso sobre Monterrey, do México, ao vencer por 2 a 1, no último dia 18.

3º posição 

Antes e no mesmo estádio, pela manhã, disputaram o terceiro lugar da competição, Monterrey e Al Hilal, com empate de 2 a 2, no tempo normal, com vitória do Monterrey, nos pênaltis. Final 4 a 3. 

Leia mais:

Flamengo sofre, mas vence o Al Hilal e avança para a decisão do Mundial 

Firmino marca no fim e Liverpool se classifica para enfrentar o Flamengo na final 

 

Veja Também