Atlético Goianiense e Goiás se enfrentam em situações opostas

Estádio Antônio Accioly volta a receber esse duelo, o que não acontecia desde março de 2019 ainda pelo Campeonato Goiano - Foto: Heber Gomes

Postado em: 07-12-2020 às 10h05
Por: Raphael Bezerra
Imagem Ilustrando a Notícia: Atlético Goianiense e Goiás se enfrentam em situações opostas
Estádio Antônio Accioly volta a receber esse duelo, o que não acontecia desde março de 2019 ainda pelo Campeonato Goiano - Foto: Heber Gomes

Felipe André

Após ter uma semana inteira para treinar, o Atlético Goianiense volta aos gramados hoje no clássico contra o Goiás. O jogo válido pelo encerramento da 24ª rodada será realizado no estádio Antônio Accioly, às 20h (horário de Brasília). No primeiro turno os esmeraldinos levaram a melhor e triunfaram por 2 a 0, o cenário entretanto na segunda metade da Série A é bem diferente, começando pelo treinador rubro-negro.

Marcelo Cabo retornou ao Atlético Goianiense após a saída de Vagner Mancini e um período com Eduardo Souza como comandante interino, e ainda não perdeu. Foram três jogos com o novo treinador, sendo dois empates – Flamengo e Internacional – e uma vitória – Sport -. O rubro-negro segue próximo a zona do rebaixamento, mas um triunfo pode render algumas novas posições na tabela. Atualmente o time já somou 28 pontos.

Continua após a publicidade

“Clássico é clássico e não tem favorito, a história do confronto diz isso ao longo do tempo. Cada equipe vive o seu momento dentro da competição. Falar que é obrigação… claro que todo jogo o Atlético-GO tem obrigação de vencer, independente do adversário que vai enfrentar. Nós preparamos uma equipe para vencer, mas também respeitamos a história do confronto, o nosso adversário de segunda-feira, que é o Goiás”, destacou Marcelo Cabo.

Para esse jogo o Atlético vai contar com o retorno de quatro jogadores, “reforços” para o clássico. Os laterais Dudu e Natanael, o atacante Ferrareis e o zagueiro João Victor não enfrentaram o Internacional, os três primeiros por pertencerem ao time gaúcho e não podiam entrar em campo por questão contratual, e o último estava suspenso e agora disputa vaga com Gilvan e Eder para formar a dupla de zaga.

Das quatro opções apenas Natanael deve permanecer no banco de reservas. O treinador também tem outra dúvida, desta vez no meio-campo. O volante Marlon Freitas segue se recuperando de uma lesão no tornozelo, está na fase de transição e pode ser mais uma novidade. Caso não seja liberado pelo departamento médico o meia Matheus Vargas deve permanecer como titular, com a alternativa de Rithely no banco de reservas.

O Atlético Goianiense vai contar com um novo triunfo para o clássico, o estádio Antônio Accioly. A reestreia aconteceu contra o Internacional na última semana, mas a partida sem gols aumentou a expectativa da rede balançar no clássico. O último duelo entre os dois times no “Castelo do Dragão” aconteceu em março de 2019, pelo Campeonato Goiano. Naquela ocasião o rubro-negro venceu por 2 a 1 com gols de Pedro Raul e Jorginho, enquanto Gilberto Jr descontou para os visitantes.

“Esse é um grande objetivo [melhorar como mandante], é uma grande missão que tenho aqui dentro do Atlético. As minhas equipes, pela tradição do meu trabalho, elas sempre foram muito fortes dentro de casa. Eu tenho número expressivos em casa quando dirigi o Atlético Goianiense em 2016, o CSA em 2018 e o CRB em 2019. Só que isso demanda um pouco de tempo, até os jogadores entenderem a ideia que quero implementar. Mas esse é um grande desafio”, completou Cabo.

Lado Esmeraldino

O Goiás tem mais uma missão difícil na sequência dessa temporada. Vindo de duas derrotas após cumprir seus jogos atrasados, o esmeraldino agora terá pela frente o clássico diante do Atlético Goianiense, nesta segunda-feira (7), às 20 horas, no estádio Antônio Accioly. Com Augusto César suspenso, Gláuber Ramos conta com retornos para a partida.

Para o confronto diante do Atlético Goianiense, o Goiás terá retorno de dois jogadores importantes. O zagueiro David Duarte que cumpriu suspensão diante do São Paulo voltará a fazer dupla com Fábio Sanches. O volante Figueira, autor do gol da vitória diante do Palmeiras, assim como o zagueiro, retorna de suspensão e volta ao time titular. 

Ausências fica por conta de Augusto César, treinador que foi expulso diante do São Paulo e não fica no banco neste clássico. Taylon segue desfalcando na lateral-direita e a previsão de retorno é voltar diante do Grêmio. Pintado então deve começar de titular, ou até mesmo Ratinho permanece. Jefferson retorna a lateral-esquerda no lugar de Rodrigues. Com a volta de Figueira, Gustavo Blanco deve retornar ao banco, já que não está 100% para jogar os noventa minutos. O ataque pode ter novidades. Vinicius Lopes que está de fora desde o jogo contra o Athletico Paranaense, treinou com o elenco nesta última semana e pode começar no banco. João Marcos é mais um que segue fora do time.

O Goiás cumpriu seus dois jogos atrasados e agora está tudo igual com as demais equipes. Porém, as duas derrotas atrapalharam os planos da comissão técnica que desejava pontuar para alcançar os rivais na tabela que lutam para fugir da zona de rebaixamento. Apesar do momento, o elenco está confiante e ninguém jogou a toalha, nem mesmo o volante titular do time esmeraldino.

“Clássico é clássico e a gente tem que jogar e vamos procurar vencer. Não vamos pensar nada além disso, quem é favorito ou não. A gente tem homem aqui e vamos buscar a vitória a todo momento lá na casa deles”, ressaltou o volante.

No primeiro turno, o esmeraldino levou a melhor, ganhando de 2 a 0 no estádio da Serrinha. Foi então a primeira vitória do clube na competição que procurou embalar após o resultado positivo no clássico, porém não tendo sucesso.

“Um clássico é sempre importante vencer para dar uma sequência no campeonato. Então vamos procurar vencer sim. Temos que trabalhar, procurar vencer e não podemos ter outro pensamento”, concluiu o jogador.

FICHA TÉCNICA
Atlético-GO x Goiás

Data: 7 de dezembro, 2020
Local: Estádio Antônio Accioly, em Goiânia-GO
Horário: 20h (de Brasília)

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Michael Correia (RJ) e Luiz Claudio Regazone (RJ)
Árbitro de vídeo: Rodrigo Dalonso Ferreira (SC)

Atlético: Jean; Dudu, João Victor (Gilvan), Eder e Nicolas; Willian Maranhão, Matheus Vargas (Marlon Freitas) e Chico; Ferrareis, Janderson e Zé Roberto. Técnico: Marcelo Cabo

Goiás: Tadeu; Pintado (Ratinho); David Duarte, Fábio Sanches, Jefferson (Rodrigues); Breno, Ariel Cabral, Shaylon; Keko, Figueira e Fernandão. Técnico: Gláuber Ramos. 

Veja Também