Psicóloga Natalia Mendes comenta sobre o desenvolvimento infantojuvenil, no ‘Papo Xadrez’

Esse episódio e todos os outros seguem disponíveis na íntegra pelo canal do YouTube ‘Papo Xadrez'

Postado em: 31-08-2022 às 08h16
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Psicóloga Natalia Mendes comenta sobre o desenvolvimento infantojuvenil, no ‘Papo Xadrez’
A psicóloga conta que no início do processo terapêutico com crianças e adolescentes o mais importante é conhecer a vida não só do paciente mas também dos pais | Foto: Isabella Lima

Guilherme de Andrade 

O episódio desta semana do ‘Papo Xadrez’ ocorreu com a psicóloga Natalia Mendes. A terapeuta especializada em desenvolvimento infanto-juvenil abordou os temas mais recorrentes em seus atendimentos: o relacionamento com os pais, sinais de ansiedade e depressão, o convívio escolar e, também, formas de se reconhecer possíveis abusos e violências sofridas pela criança ou adolescente. Essa transmissão continua disponível na íntegra pelo canal do YouTube ‘Papo Xadrez’. 

A psicóloga conta que no início do processo terapêutico com crianças e adolescentes o mais importante é conhecer a vida não só do paciente mas também dos pais. Muitos chegam com receios, medos e cobranças infundadas. Natalia lembra que nenhuma psicóloga vai impor verdades aos pacientes, mas que toda conclusão que se chega é de acordo com as crenças do próprio paciente.  

Continua após a publicidade

No encontro, se desmistificou uma prática recorrente: o uso de violência na educação da criança. A psicóloga deixa claro: “O bater ele é mais uma falta de habilidade emocional dos pais do que de fato da criança”. Natalia nos lembra que tudo que fazemos serve de exemplo para os pequenos, portanto essa prática pode legitimar, por exemplo, que a criança bata num coleguinha que a contrarie. É importante elucidar a diferença entre autoridade e autoritarismo para uma boa criação. Indo na contramão do que normalmente se acredita, de que os pais devam esconder os problemas dos filhos, ela sugere: “converse com os seus filhos sobre o que você sente também”.

Um ponto muito questionado por pais e responsáveis é a influência da era digital. Como pessoas que foram criadas numa geração sem a presença da internet devem lidar com essa geração que nasceu imersa nesse mundo? É fundamental saber o limite entre o natural e uma prática abusiva. Embora seja importante respeitar o tempo sozinho da criança ou adolescente, a terapeuta reforça a importância do contato social direto. “Somos seres relacionais, nos definimos um com o outro”, finalizou. 

Natalia destaca que existem atravessamentos constantes na formação de crianças e adolescentes. O ambiente familiar e o escolar se influenciam mutuamente. Pensando nisso, ela reforça a necessidade dos psicólogos atuarem em escolas. Mesmo que o atendimento não se dê de forma individual, os trabalhos coletivos no ambiente de ensino ajudam tanto na formação escolar quanto na pessoal. A terapeuta conclui dizendo que, apesar das leis que garantem a presença desses profissionais, a demanda total ainda não é atendida. 

Na voz dos entrevistadores 

Durante o encontro, a apresentadora Ananda Leonel, que também é mãe, trouxe exemplos práticos para discussão. “Eu sempre li sobre desenvolvimento para criar a Catarina da melhor forma possível, mas ter a voz de uma profissional trouxe novas perspectivas para o que eu já estudava”, compartilhou. Ananda diz que pôde comprovar com a criação de sua filha, muitas das técnicas e abordagens sugeridas por Natalia. “É como ela disse: os filhos aprendem com o que os pais fazem, por isso é tão importante uma atenção também para a postura de quem está educando”, concluiu.   

Felipe Cardoso, que também está no comando da bancada do ‘Papo’, reforça a necessidade de uma atenção à saúde mental. “Hoje nós percebemos o quão perigoso é ignorar essas questões internas, e o encontro com Natalia só reforça a importância do acompanhamento com um psicólogo”, afirma Felipe. O apresentador destaca os casos crescentes de crises de ansiedade, depressão e bloqueios e finaliza dizendo que “precisamos desmistificar esse bloqueio que existe com relação à terapia”.   

Nos últimos episódios 

O ‘Papo’ sobre o desenvolvimento da criança e do adolescente com a psicóloga Natalia Mendes aconteceu na 28° edição do podcast, mas até aqui muitos outros encontros já aconteceram nos estúdios do jornal ‘O Hoje’. Seja o assunto sobre o empreendedorismo jovem, seja a conversa sobre o sistema judicial ou até mesmo o cotidiano de um berranteiro: o ‘Papo Xadrez’ se consagra a cada edição como programa de profundidade e versatilidade.

No último episódio, os apresentadores Felipe e Ananda estiveram de frente com a empresária e influenciadora Júlia Galvão. Durante o encontro, a empreendedora conta do início de sua carreira, ainda como influenciadora, e fala sobre como conseguiu aproveitar as portas que se abriram para ela ainda na adolescência. Seguindo o lema “Erre pequeno, corrija rápido” ela criou a Ambrô, sua companhia que hoje já tem faturamento acima dos 6 dígitos.

No 26° episódio do Papo, a conversa foi sobre o funcionamento do sistema jurídico no Brasil, em especial, da defensoria pública do Estado de Goiás. O defensor público Salomão Rodrigues veio ao podcast compartilhar suas experiências na garantia dos direitos daqueles sem recursos para uma defesa particular. Falando da função teórica do sistema de justiça de reinserção social, ele provoca: “Será que o encarceramento tem resolvido os problemas?”.

Veja Também