Prefeitura de Goiânia e Secult apresentam concerto ‘A História da Independência’

Concerto propõe uma viagem pelo Brasil, seus nomes e fatos históricos por uma visão literária bem menos heroica

Postado em: 06-09-2022 às 08h51
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Prefeitura de Goiânia e Secult apresentam concerto ‘A História da Independência’
Realizado no mais tradicional espaço cultural da cidade, a Banda Juvenil se apresentará na formação de banda sinfônica| Foto: Divulgação

Hoje (6), às 20h no Teatro Goiânia, a Prefeitura de Goiânia e a Secretaria Municipal de Cultura realizam o evento ‘A História da Independência’, um concerto poético que propõe uma viagem pelo Brasil, seus nomes e fatos históricos por uma visão literária bem menos heroica. É uma homenagem aos 200 anos de Independência do Brasil. Esta apresentação inédita foi idealizada pelo regente titular da Banda Juvenil de Goiânia Regis Jayme junto ao dramaturgo e diretor teatral Wesley Neres.

Neste concerto, realizado no mais tradicional espaço cultural da cidade, a Banda Juvenil se apresentará na formação de banda sinfônica com intervenções de poesias que remetem e refletem sobre hinos e símbolos nacionais. O poema não tem nenhum propósito político, mas parte da história do Brasil, da chegada dos portugueses até o ato da independência.

O programa inicia com o clássico tema do programa ‘Voz do Brasil’, o Guarani de Carlos Gomes e caminha entre hinos Brasileiros, para o desaguar dessa mistura que forma o povo brasileiro no samba ‘Aquarela do Brasil’, de Ary Barroso em todas as suas cores, formas e suingue. O repertório vai além da música, mas busca resgatar a originalidade de um povo que proclama sua independência sem mitos, líderes, bandeiras ou partidos, mas que nasce da essência de um povo que busca sua liberdade.

Continua após a publicidade

A entrada é franca e a admissão será por ordem de chegada. O Teatro abrirá às 19h30. Não é preciso retirar os ingressos antecipadamente. O concerto é uma excelente chance de apreciar um programa cultural de qualidade executado pela Banda sinfônica Juvenil de Goiânia em simbiose com outras linguagens artísticas.

Veja Também