Autor de ‘Vale Tudo’ e ‘Celebridade’, Gilberto Braga morre aos 75 anos

Gilberto teve uma carreira premiada, escrevendo mais de 20 novelas, muitas das quais foram sucessos que marcaram a teledramaturgia brasileira.

Postado em: 27-10-2021 às 08h26
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Autor de ‘Vale Tudo’ e ‘Celebridade’, Gilberto Braga morre aos 75 anos
Gilberto teve uma carreira premiada, escrevendo mais de 20 novelas, muitas das quais foram sucessos que marcaram a teledramaturgia brasileira | Foto: Reprodução

Gilberto Braga, renomado autor de telenovelas brasileiras, faleceu na última terça-feira (26/10), aos 75 anos. A informação foi confirmada pela Rede Globo. A morte foi em decorrência de complicações por conta de uma infecção sistêmica.

Gilberto teve uma carreira premiada, escrevendo mais de 20 novelas, muitas das quais foram sucessos que marcaram a teledramaturgia brasileira. Suas tramas ficaram famosas por quase sempre apresentarem um assassinato misterioso nos últimos capítulos.

Entre seus maiores sucessos estão “Dancin’ Days” (1978), “Corpo a Corpo” (1984), “Anos Dourados” (1986), “Vale Tudo” (1988), “Dono do Mundo” (1991) e “Celebridade” (2003). Em 2008, ele venceu o Emmy Internacional de Melhor Telenovela com “Paraíso Tropical”. Seu último trabalho na Globo foi Babilônia (2015).

Continua após a publicidade

Gilberto era casado com o decorador Edgar Moura Brasil, com quem estava junto há quase 50 anos. Formado em letras pela PUC-RJ, trabalhou como crítico de teatro e cinema do jornal O Globo.

Ele estreou como autor na Globo em 1973, com uma adaptação de “A Dama das Camélias” protagonizado por Glória Menezes. Sua primeira experiência com novelas foi em 1974, ao dividir a autoria de “Corrida de Ouro” com Lauro César Muniz e Janete Clair.

Apenas dois anos depois, o autor escreveu seu primeiro grande sucesso, “Escrava Isaura”. A novela é, ainda hoje, um dos maiores produtos de exportação da Rede Globo. Em 1978, estreou na faixa nobre da Globo com “Dancin’ Days”

Em 1988, em parceria com Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, o trio escreveu “Vale Tudo”, um dos principais marcos da história da teledramaturgia brasileira.

Veja Também