Incêndio no maior parque do Nordeste atinge 46 hectares e gera suspeita de ação de facção criminosa

População local indica que um homem ligado a facção teria espalhado fogo nos arredores do parque.

Postado em: 23-11-2021 às 17h46
Por: Almeida Mariano
Imagem Ilustrando a Notícia: Incêndio no maior parque do Nordeste atinge 46 hectares e gera suspeita de ação de facção criminosa
População local indica que um homem ligado a facção teria espalhado fogo nos arredores do parque | Foto: Reprodução

Incêndio no Parque do Cocó, em Fortaleza, atinge uma área equivalente a mais de 40 campos de futebol. E já é considerado o mais grave incêndio registrado no maior parque natural urbano do Nordeste. A área incendiada tem cerca de doze focos de fogo e se localiza em região nobre da cidade. O caso está em investigação na Delegacia de Crimes Ambientais pelo fato de suspeita de incêndio intencional.

O parque, localizado na área nobre da cidade e historicamente disputado em meio à especulação imobiliária, se expande ao longo de 15 bairros, que amanheceram encobertos por uma densa fumaça. Escolas interromperam aulas e enviaram os alunos de volta para casa, e alguns moradores das áreas mais afetadas tiveram de deixar suas casas, por conta da dificultando para respirar. Animais foram encontrados carbonizados pelo incêndio, a maioria deles répteis e anfíbios.

Segundo o jornal O Povo, uma apuração preliminar indica que um homem ligado a facção teria espalhado o fogo ao longo de uma avenida próxima ao parque, durante um confronto entre áreas dominadas pelo crime na região.

Continua após a publicidade

Nos últimos sete anos, foram registrados 45 incêndios no parque, quatro deles em 2021. Geralmente pela queima de lixo por moradores das redondezas do parque ou por queimadas causadas por motivos de especulação imobiliária.O caso está em investigação na Delegacia de Crimes Ambientais, acompanhada por técnicos da Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

Veja Também