Terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Ministério da Saúde retira tabela de nota técnica que sugeria eficácia da hidroxicloroquina contra a Covid-19

Depois de meses de estudo, foi comprovado a ineficácia destes medicamentos contra a Covid-19.

Postado em: 26-01-2022 às 15h06
Por: Almeida Mariano
Imagem Ilustrando a Notícia: Ministério da Saúde retira tabela de nota técnica que sugeria eficácia da hidroxicloroquina contra a Covid-19
Depois de meses de estudo, foi comprovado a ineficácia destes medicamentos contra a Covid-19. | Foto: Reprodução

A nota técnica da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos (SCTIE) sugerindo que a hidroxicloroquina era eficaz no combate à Covid-19 foi alterada pelo Ministério da Saúde. Anteriormente, a nota também sugeria que a vacinação não seria eficaz no combate ao vírus.


A alteração foi anunciada na última terça-feira (25), com intuito de “promover maior clareza no conteúdo e evitar interpretações equivocadas, como a de que a decisão critica o uso das vacinas Covid-19”. A mudança na nota foi somente a remoção de uma tabela onda a hidroxicloroquina era sugerida como eficaz e segura, enquanto a vacinação, não.


O ministério da Saúde, Marcelo Queiroga solicitou um estudo à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias ao Sistema Único de Saúde (Conitec), para avalia a integração de medicamentos aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ao SUS, sobre a cloroquina e ivermectina. Depois de meses de estudo, foi comprovado a ineficácia destes medicamentos contra a Covid-19.

Veja Também